segunda-feira, 15 de junho de 2009

Oposição protesta e pede anulação
de eleições no Irã







Político só muda de endereço






Reeleição de Mahmoud Ahmadinejad causou confrontos em Teerã. Milhares de eleitores do candidato reformista Mir Hussein Moussavi se reuniram no centro de Teerã para pedir a anulação das eleições presidenciais na sexta-feira, logo após ao anúncio do resultado da eleição que foi vencida pelo atual chefe de Estado iraniano, o conservador Mahmoud Ahmadinejad. O clima na capital ficou tenso, e houve confrontos com eleitores do presidente reeleito, segundo a agência Reuters.

Os manifestantes, que carregavam fotos de Moussavi e bandeiras verdes, que é a cor da oposição, resistiam às tentativas da polícia de dispersá-los. “Este não foi meu voto”, gritavam os eleitores insatisfeitos com a vitória de Ahmadinejad, que recebeu mais de 60% dos votos, segundo os resultados oficiais.

Uma testemunha relatou ter visto dois homens sendo carregados após brigas. Segundo a Reuters, cerca de duas mil pessoas sentaram no meio de uma rua gritando palavras de ordem e protestando contra o resultado. A polícia usou cassetetes para dispersar a multidão.

Política é igual em qualquer lugar, mas a reação do povo é bem diferente de lugar para lugar.

Nenhum comentário: