quinta-feira, 18 de junho de 2009








18 de junho de 2009, quinta-feira,

Dia do Químico

Os químicos e os bioquímicos estudam as propriedades das moléculas e realizam experiências para descobrir novas moléculas. Desenvolvem e aplicam métodos que permitem identificar as moléculas e os agrupamentos que constituem as substâncias. Desenvolvem, igualmente, métodos de produção de substâncias que possam ter interesse comercial (fibras sintéticas, tintas, colas, componentes eletrônicos, lubrificantes, protetores solares, produtos alimentares, etc.), sendo responsáveis pelo controle do processo de fabricação.

Assim, transmitem especificações técnicas aos trabalhadores do setor produtivo, como o tipo e a quantidade de ingredientes a utilizar, os tempos de mistura e a temperatura para cada fase da produção. Posteriormente, procedem ao ensaio dos produtos para averiguar se o resultado é o pretendido e elaboram relatórios técnico-científicos em que registram as características e qualidade do resultado final. Os químicos podem ser especialistas nas seguintes áreas: química analítica: realizam experiências e análises de compostos orgânicos e inorgânicos para determinar a sua composição e as propriedades das substâncias componentes. Com base nas observações e conclusões que as experiências permitem, concebem novos métodos de análise e aperfeiçoam doseamentos e processos de controle de qualidade.

*Foi num dia como o de hoje, no ano de 1815 que aconteceu a Batalha de Waterloo, na qual Napoleão é derrotado definitivamente pelos países aliados.

*Nasce no ano de 1884 o cartunista J. Carlos.

*No ano de 1931 nascia Fernando Henrique Cardoso. Político brasileiro, foi presidente da República por oito anos (1994-2002).

*No ano de 1936 morreu o escritor britânico Rudyard Kipling. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1907, Kipling escreveu, entre outros livros, "O Homem que Queria Ser Rei", "Kim" e "O Livro da Selva".


*Nasceu no ano de 1942, a cantora da “Jovem Guarda”, Celly Campello. Estúpido Cupido e Banho de Lua são alguns de seus maiores sucessos.




*Em 1973 o general Médici indicou Ernesto Geisel para sucedê-lo na presidência da República.

*Ainda no ano de 1973, o rei Almad Fouad foi deposto e o exército proclamou a República do Egito.


*Em 1979 morre o ator de teatro Procópio Ferreira, aos 80 anos, de enfisema pulmonar.


*Ainda no ano de 1979, os presidente dos Estados Unidos e da União Soviética, assinaram os Tratados de Limitação de Armas Estratégicas.

*E no ano de 1994, o pugilista Adilson Maguila Rodrigues manteve o título sul-americano de boxe dos pesos pesados depois de vencer o argentino Daniel Neto por nocaute técnico.

Nenhum comentário: