quarta-feira, 17 de junho de 2009

Será que o STF vai ter que intervir?


Gerson Tavares


Pode até ser que o governo não tenha culpa no cartório, mas isto é uma possibilidade em um milhão. Lula e seu time de aliados fizeram trincheira e estão de prontidão para que ninguém consiga avançar nem um milímetro. Se for medo de alguma coisa ninguém sabe, mas que por debaixo desse angu tem caroço, lá isso tem.

Agora chegou a vez da oposição se firmar e lutar com todas as armas e o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná está ameaçando ir ao Supremo Tribunal Federal para garantir a instalação da CPI da Petrobras, o que é um direito da maioria. E quando se fala em maioria, não é ó no Co0ngresso, mas maioria de brasileiros que estão revoltados com tantas falcatruas de um governo que está fazendo verdadeiro “loteamento” das estatais e principalmente, a Petrobras, a mais rentável.

Caso a CPI não seja instalada esta semana, Álvaro deverá entregar ao presidente do Senado, José Sarney, um requerimento solicitando que ele substitua membros governistas da CPI, que, regidos pelo “maestro” Lula, estão impedindo a instalação.

Álvaro Dias tem como objetivo pressionar o governo a desistir de esvaziar o quorum da CPI. Mas os governistas reagiram e para o líder Aloísio Mecadante, do PT-SP, a responsabilidade pela demora é da oposição, porque quebrou um acordo na CPI das ONGs, não deixando a relatoria para os aliados governistas.

Mas o que mais chama a atenção é o fato do governo precisar dessa relatoria na CPI das ONGs. Será que eles precisam tanto fazer armações nessa CPI? A bem da verdade, nos trambiques da Petrobras, o que tem de ONG envolvida é uma festa.

Será que não seria o caso de juntas as duas CPIs? Talvez fosse necessária uma penitenciaria de segurança máxima só para essa quadrilha.

Até que seria bem mais fácil e até para que não desse muita despesa de translado, que fosse feita uma grade bem alta no entorno de Brasília? Tenho certeza que com esta medida, 99% por cento já estaria no xilindró.

Nenhum comentário: