quarta-feira, 17 de junho de 2009










17 de junho de 2009, quarta-feira,

Dia do Serviço de Veterinária.

Os códigos de Eshn Unna (1900 a.C.) e de Hammurabi (1700 a.C.), originários da Babilônia, capital da antiga Mesopotâmia, registra referências à remuneração e às responsabilidades atribuídas aos Médicos dos Animais. Os primeiros registros sobre a prática da medicina animal na Europa originam-se da Grécia, no século VI a.C., onde em algumas cidades eram reservados cargos públicos para os que praticavam a cura dos animais. Estes chamados de hipiatras.

Na era cristã, em meados do século VI, em Bizâncio (atual Istambul), foi identificado um verdadeiro tratado enciclopédico - Hippiatrika - compilado por diversos autores e que tratava da criação de animais e suas doenças. Entre os 420 artigos encontrados, 121 foram escritos por Apsirtos, considerado no mundo ocidental a partir dos helenos, o pai da Medicina Veterinária. Apsirtos estudou Medicina em Alexandria, tornando-se, posteriormente, Veterinário-chefe do exército de Constantino, o Grande, durante a guerra contra os povos Sarmatas do Danúbio, entre 332 e 334. Após a guerra, exerceu sua arte de curar animais em Peruza e Nicomédia, cidades da Ásia Menor, criando um verdadeira escola de hipiatras.

Na Espanha, durante o reinado de Afonso V de Aragão, foram estabelecidos os princípios fundamentais de uma Medicina animal racional, culminando com a criação dos reis católicos Fernando e Isabel de um Tribunal de Proto-albeiterado, no qual eram examinados os candidatos ao cargo de albeitar, denominação que deriva do mais famoso Médico de animais espanhol, cujo nome de origem árabe era Eb-ebb-beithar. Em língua portuguesa o termo foi traduzido para alveitar, sendo usado, em 1810, para designar os Veterinários práticos da cavalaria militar do Brasil Colônia.

A Medicina Veterinária moderna, organizada a partir de critérios científicos, começou a desenvolver-se com a primeira escola de Medicina Veterinária do mundo, criada pelo hipólogo e advogado francês Claude Bougerlat, em Lyon, França, a partir do Édito Real assinado pelo Rei Luiz XV, em 04 de agosto de 1761. Este primeiro centro mundial de formação de Médicos Veterinários iniciou seu funcionamento com oito alunos, em 19 de fevereiro de 1762. Em 1766, também na França, foi criada a Segunda escola de veterinária do mundo, a Escola de Alfort, em Paris.



*Foi num dia como o de hoje, que no ano de 1604, nasceu Maurício de Nassau, militar e conde, que atuou nos domínios holandeses de 1637 até 1644.




*Nascia em 1942 a atriz brasileira Arlete Salles.


*No ano de 1953, o programa jornalístico “Repórter Esso” entrou no ar pela TV Tupi.

*Já no ano de 1962, a seleção brasileira de futebol conquista o bicampeonato mundial ao derrotar a Tchecoslováquia por 3 a 1, na final da Copa do Mundo do Chile. A seleção tinha nomes de destaques da história do esporte no país, como os atacantes Garrincha e Vavá, o zagueiro Djalma Santos, o meio campo Didi e o goleiro Gilmar.

*Em 1967 a China torna-se a autora da primeira bomba de Hidrogênio.

*Também no ano de 1967, nascia o jogador de futebol, Zinho. Defendeu a seleção brasileira na conquista da Copa do Mundo dos EUA, em 1994.

*Em 1968, a polícia francesa invadiu a Universidade de Sorbonne e expulsou estudantes que estavam acampados em protesto há 47 dias.

*No ano de 1972 cinco homens são presos quando roubavam documentos da sede do Partido Democrata, no edifício Watergate, em Washington. As investigações, que envolveram assessores do então presidente Richard Nixon, concluíram que Nixon tinha conhecimento da operação. Para evitar o impeachment, Nixon renunciou ao cargo, em 1974.

*Em 1991 o congresso sul-africano, formado por deputados brancos, vota pela revogação da Lei de Registro da População, instituída em 1950 e que classificava os sul-africanos pelo grupo étnico. É o fim do último pilar do Apartheid, regime de segregação racial da África do Sul.

*No ano de 1994, o astro do futebol americano O.J. Simpson foi perseguido e preso pela polícia. Acusado de matar a ex-mulher e um amigo dela, Simpson foi inocentado no julgamento.

*E no ano de 1996, um grande incêndio atingiu a favela de Heliópolis, a maior de São Paulo, dias depois da explosão do Osasco Plaza Shopping.

Nenhum comentário: