quarta-feira, 17 de junho de 2009

Acervo do Museu Nacional começa
a ser digitalizado



Este é o Museu Nacional
que fica na cidade do Rio de Janeiro


A partir de uma parceria com a área de desenho industrial do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), iniciou-se a digitalização da maior coleção de paleontologia e egiptologia da América Latina. Situado no Museu Nacional (MN/UFRJ), no RIO DE JANEIRO, esse acervo está sendo capturado por scanners tridimensionais a laser portáteis e, em breve, poderá ser examinado, manipulado em simulações e reconstituído virtualmente. As peças poderão ainda ser estudadas na forma de réplicas, geradas por meio da tecnologia de prototipagem rápida.

Recriados a partir das informações digitais coletadas, os modelos prototipados permitem ampla manipulação, ao contrário das peças originais que precisam ser resguardadas, devido a sua fragilidade e raridade. A técnica, desenvolvida no Laboratório de Modelos Tridimensionais do INT, associa ainda o uso de outras tecnologias - como a tomografia computadorizada - para análises mais profundas, permitindo o acesso e a replicação de camadas internas dos objetos, antes inacessíveis.

O projeto tem apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio do Programa Pensa Rio. A seleção das peças escaneadas foi feita pelos pesquisadores do Museu Nacional com colaboração das instituições envolvidas, considerando sua importância científica, especificidade, estado de preservação e o interesse popular.

Nenhum comentário: