terça-feira, 30 de junho de 2009

Lei eleitoral, mudança para esconder nomes

Gerson Tavares

Quando falam em mudança na lei eleitoral e quando os primeiros a falar são aqueles que precisam dela, a preocupação é grande. Esta semana, o plenário da Câmara deverá votar o projeto que irá alterar as regras para a eleição de 2010.

Não será uma reforma eleitoral de verdade e sim, aprovação de regras para regulametar a pré-campanha eleitoral. Com essas regras, a internet terá o seu uso liberado para “comprar” eleitores, mas o mais importante mesmo para os políticos, será a possibilidade das doações ocultas.

Ora gente, se com as doações tendo que ser declaradas, com nomes de doadores tendo que ser entregues aos juizes eleitorais, ele já fazem tanto “trambique”, imagina “doações ocultas”. Já pensaram como vai ter gente ficando rica com essa “farra do boi”?

Com essa nova regra, qualquer pessoa, física ou jurídica, vai poder dar o dinheiro que bem entender aos candidatos. A origem doi dinheiro não vai interessar, seja ele dinheiro limpo ou sujo, vai servir para que muito bandido seja candidato e compre o voto, custe quanto custar. Vamos ter muito mais dinheiro sujo circulando na política e ninguém irá saber de onde veio e muito menos para onde vai.

Mas como quem faz as regras são eles próprios, são eles, exatamente, que irão se locupletar.

E quanto ao honesto e pobre povo, esse tem mais é que “se danar”!

Nenhum comentário: