quinta-feira, 25 de junho de 2009

Milícia e máfia unidas contra
a legalidade


Quando o governo quer organiza,
união de malfeitores se apresenta

Na terça-feira foi dia de caos na Rua Pinheiro Machado, em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras. A Polícia Militar foi obrigada a usar a força para conter os donos e motoristas de “vans” que lutavam para garantir “um pedaço do bolo” na concessão de linhas. Armados com pedras e batatas com prego espetados, eles atacavam a polícia, que contra-atacava com spray de pimenta, gás lacrimogêneo e balas de borracha. Alguns feridos, mas nada que mereça repro.

E foi aí que me lembrei de alguns anos atrás, quando apresentava pela TV Bandeirantes o programa “Onde Carioca”, junto com o grande companheiro Cláudio Petraglia. Em um determinado dia estávamos falando, já naquela época, sobre o transporte na cidade e veio a tona, a invasão das “vans” nas linhas para os bairros mais distantes e para outros municípios da região, coisa que só estava começando. Em determinado momento, Cláudio Petraglia, que havia tido o seu primeiro contato com os motoristas das “vans”, na véspera, me perguntou: Gerson, você sabe como são chamados os motoristas desses veículos? E eu respondi com a maior presteza: “Vândalos!”.

Hoje eu não me arrependo de naquele momento, lá no passado, ter feito aquela brincadeira. Na terça feira, esses “senhores” deram demonstração que são realmente verdadeiros vândalos. E para piorar, hoje, aqueles que não fazem parte da máfia das cooperativas, são milicianos, os famosos “bandidos novos”, que estão lutando para tomar o transporte alternativo das cooperativas.

Mas na hora em que as autoridades constituídas, resolvem organizar as coisas, eles se unem e fazem uma verdadeira guerra.

Jesus, apaga a luz!

Nenhum comentário: