segunda-feira, 29 de junho de 2009






29 de junho de 2009, segunda-feira,

Dia de São Pedro e São Paulo. O dia do pescador

Os peixes são um recurso natural, biológico, móvel e renovável. A sua reprodução não requer qualquer interferência nem implica qualquer despesa. O inconveniente, porém, reside no fato de os peixes se deslocarem sem qualquer controle e, em alguns casos, migrarem para muito longe.

Ninguém possui um peixe antes de capturá-lo. Por outro lado, cada peixe retirado do mar é menos um à disposição do resto dos pescadores: cada pescador é afetado pelas ações dos outros. Esta dependência e vulnerabilidade face às atividades de outrem é inevitável. As populações piscícolas continuam a ser consideradas parte do nosso patrimônio comum, um recurso comum a gerir coletivamente.

Para assegurar uma pesca sustentável não basta atender às quantidades de peixes retiradas do mar: é preciso ter igualmente em conta as espécies capturadas e o seu tamanho e, portanto, as técnicas de captura utilizadas bem como as zonas em que é exercida a pesca. Em consequência, para transmitir este patrimônio às gerações futuras, são necessárias regras de regulação das quantidades pescadas, bem como dos tipos de técnicas de pesca e artes utilizadas na captura dos peixes.

A história da pesca, apesar de por vezes marcada por conflitos, tem sido de um modo geral caracterizada pela cooperação na procura de soluções para problemas comuns. A pesca e a aquicultura constituem atividades importantes, na medida em que fornecem alimentos e proporcionam emprego em zonas costeiras e rurais. Mas o seu êxito depende da proteção dos ecossistemas marinhos em que são exercidas, principalmente ameaçados pela exploração e pela poluição: como os efeitos destas não conhecem fronteiras, devem ser combatidas por ações coletivas.

Hoje também e o Dia do Idoso.

É dia de lembrarmos do agradecimento aos nossos pais, avós e todos aqueles que merecem o respeito. Respeito ao idoso, aquilo que tanto falta aos governantes brasileiros.


*Foi num dia como hoje, que nasceu no ano de 1900 Antoine de Saint-Exupéry, Piloto-aviador, combatente da Segunda Grande Guerra Mundial, escritor e aventureiro incorrigível.

*No ano de 1949 a África do Sul implantou oficialmente o apartheid, regime de segregação racial.

*Nascia no ano de 1950 o apresentador de TV, Serginho Groisman.



*No ano de 1958, nascia a atriz brasileira, Lúcia Veríssimo.



*Em 1967 a atriz Jayne Mansfield, famosa na década de 1950 pelos grandes seios, morreu em um acidente de carro aos 33 anos.



*No ano de 1971 morreram os três tripulantes da nave espacial soviética "Soyuz II", em acidente pouco antes de aterrissarem.

*Em 1983 Jair Meneguelli, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Diadema e São Bernardo, e Vicentinho, vice-presidente da entidade, foram indiciados por insultos ao presidente da República, general João Figueiredo.

*No ano de 1992 é assassinado a tiros o presidente argelino, Mohamed Budiaf, em Anaba, por um extremista da FIS.

*E no ano de 1995, um shopping em Seul explodiu matando 502 pessoas. O acidente aconteceu por causa de um vazamento de gás.

Nenhum comentário: