sexta-feira, 19 de junho de 2009








19 de junho de 2009, sexta-feira,

Dia do Cinema Brasileiro.

Foi no dia 31 de julho de 1897 que a primeira sala de cinema fixa foi inaugurada no Rio de Janeiro. No centro da cidade, na Rua do Ouvidor, a sala era de propriedade de Paschoal Segretto e Jose Roberto Cunha Salles. O aparelho de projeção tinha o nome de Animatographo Lumiere e a sala era chamada Salão de Novidades Paris. Esta sala foi chamada inicialmente Salão das Novidades, depois mudado para Salão Paris. A sala de cinema era chamada Salão de Novidades e o local chamado Salão Paris no Rio.

Em 17 de junho de 1898, Affonso Segreto, a bordo do navio Bresil vindo da França, filmou vistas da baia da Guanabara, com uma câmera comprada em Paris. Alguns consideram essa data como a data do nascimento do cinema brasileiro.

Já em 05 de julho do mesmo ano, Affonso Segretto filma a visita do Pres. Prudente de Morais ao cruzador Benjamin Constant. É produzido o filme Chegada do Dr. Prudente de Morais e sua Comitiva ao Arsenal da Marinha (produtor Paschoal Segretto). No dia 08 de agosto, ocorre um incêndio no Salão Paris , de Affonso Segretto, na Rua do Ouvidor 141, destruindo todo o equipamento de projeção chamado então de Animatographo Super-Lumiere. Somente em janeiro de 1899 esse cinema voltaria funcionar, porém em outro endereço.

Paschoal produziu o filme “Vistas e Aspectos Cariocas”. Em 1900, a visita do presidente Campos Salles a Argentina é filmada por um cinegrafista brasileiro. Em 1903, são feitos os primeiros filmes pelo português Antonio Leal, no Rio de Janeiro. Eram filmes de atualidades (curta metragem). 1906 Os Irmãos Segretto exibem o filme Roca, Carleto e Pegato na Casa de Detenção. Essas pessoas haviam cometido um crime em outubro de 1906 que ficou famoso na cidade. Foi produzido o filme O Crime da Mala (Isaac Sandenberg). Também foi produzido o documentário Carnaval na Avenida Central (produtor Paschoal Segretto). Em março de 1907 entra em operação a usina hidroelétrica de Ribeirão da Lajes que fornece energia eletrica para a cidade do Rio de Janeiro, proporcionando melhores condições para a operação de salas de cinema.

Entre agosto e dezembro deste ano foram inauguradas 18 salas de cinema no Rio de Janeiro. Já são 20 salas de cinema operando no Rio de Janeiro. As mais famosas eram: Grande Cinematographo Rio Branco, Cinematographo Pathé e Cinema Palace.

Em 1908, foi produzido o filme Nhô Anastacio Chegou de Viagem (produtor Arnaldo Fomes de Souza e Marc Ferrez)), no Rio de Janeiro. É considerada a primeira comédia brasileira. Tem 15 minutos de duração. Produzidos também os filmes Um Transformista Original (Paulo Benedetti); Os Capadócios da Cidade Nova (Antônio Leal); Carmen (produtor William Auler): O Comprador de Ratos (produtor Lablanca, Leal e Cia.); O Diabo (Antonio Campos); Os Guaranis (Produtor Lablanca, Leal e Cia). Nota: Acerca do fato conhecido como o Crime da Mala foram realizados tres filmes: A Mala Sinistra (Antonio Leal); A Mala Sinistra ou O Crime da Mala (produtor Marc Ferrez) e O Crime da Mala (Alberto ou Jaime Botelho). Produzido o filme Os Estranguladores (Francisco Marzullo) no Rio de Janeiro com 40 minutos de duração. Esse filme trata do crime ocorrido em 1906.

Muitos filmes foram produzidos até 1930, quando no dia 15 de março foi fundada no Rio de Janeiro, por Adhemar Gonzaga, a Cinédia. Neste ano foram produzidos os filmes Limite (Mario Peixoto); Labios sem Beijos ( Humberto Mauro); Saudade (Adhemar Gonzaga); Messalina (Luiz de Barros), Lua de Mel (Luiz de Barros); Coisas Nossas (Wallace Downey); Patria Redimida (Joao Batista Groff); Rosas de Nossa Senhora (Paschoal di Lorenzo); Perante Deus (José Silva); Piloto 13 (Achilles Tartari); O Misterio do Dominó Preto (Cleo de Verberena); Amor e Patriotismo (Achilles Tartari); Destino das Rosas (Ary Severo); Lampião, Fera do Nordeste (José Nelli ou Guilherme Gaudio), Sobre o Armário (Luiz de Barros); Tom Bill Brigou com a Namorada (Luiz de Barros); Tormenta (Arthur Sena).

E o dia 19 de junho foi o escolhido para ser a data magna da turma que faz cinema.

Parabéns, bravos profissionais.

*E numa data como hoje, no ano de 1912, o governo dos Estados Unidos adotou a carga de oito horas diárias de trabalho para os funcionários de todas as empresas.


*Nascia em 1944 Chico Buarque. Famoso compositor e cantor da MPB, e autor de vários sucessos e entre eles estão “A banda” e “Construção”.

*Em 1953 o casal Julius e Ethel Rosenberg é executado na cadeira elétrica depois de acusado e condenado à morte por suposta transferência de segredos atômicos dos EUA para a então União Soviética. O caso gerou polêmica numa época marcada pelo “perigo vermelho” e pela histeria da caça às bruxas nos EUA.


*Também no ano de 1953, nasceu Sidney Magal, cantor brasileiro que ficou conhecido nacionalmente pela música "Sandra Rosa Madalena".

*No ano de 1974 o compositor Cartola lançou seu primeiro álbum solo, aos 66 anos.

*Em 1978 o desenhista Jim Davis lançou o personagem Garfield, um gato preguiçoso e viciado em lasanha.

*No ano de 1988, cerca de 3 mil moradores de Berlim oriental ouviram o show do cantor Michael Jackson, realizado do outro lado do muro.

*Em 1999 o príncipe Eduardo da Inglaterra e Sophia Rhys-Jones se casam na capela de San Jorge de Windsor, em Londres.

*E ainda no ano de 1999 morre a atriz brasileira Heloísa Helena. Estrela de inúmeros filmes, peças de teatro e novelas em mais de 60 anos de carreira.

Nenhum comentário: