quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Voto aberto está difícil de sair


Senado adia votação da PEC do voto aberto











O Senado vai “empurrando com a bariga” e então adiou mais uma vez a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o voto aberto para todas as modalidades de voto no Poder Legislativo. A decisão ocorreu no dia em que a Câmara dos Deputados anunciou que iria abrir processo de cassação contra o deputado licenciado José Genoino, o ex-presidente do PT condenado no processo do mensalão e preso desde o último dia 15. Esta foi uma jogada para que o processo contra Genoino ainda fosse votado secretamente.

Mil justificativas foram apresentadas para este adiamento, mas nenhuma que fosse aceitável. Renan Calheiros disse que líderes partidários pediram a ele o adiamento. "Mas eles querem adiar para que a participação do Senado seja mais expressiva, marcando com uma certa antecedência". E tem gente que acha que explicou o adiamento.

E para mostrar que tudo já está armado, Renan disse que "sinceramente" não sabe se vai ter 49 votos favoráveis para aprovar o fim do voto secreto para casos de perda de mandato parlamentar.

São todos uns “marginais”.

Nenhum comentário: