segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Já vi este filme


O Governo vai salvar os clubes
                                          
Gerson Tavares
 








Era uma vez, um dia quando o governo resolveu salvar os clubes de futebol, principalmente aqueles clubes que mais devem ao fisco, mais devem aos seus funcionários, não só jogadores, mas também pessoal que nem passa perto dos campos. Foi então que a Caixa Econômica, através da Loteria Federal, lançou o “Time Mania”, exatamente para resolver o problema que se tornou a grande dor de cabeça para aqueles que dependem desses “descontrolados ‘donos’ e diretores dos clubes”.

Só que o bilhete lotérico "Time Mania", embora "salvando uma grande bolada” todo mês, nada fez para "salvar dos problemas" aqueles que precisavam resolver suas vidas. E os diretores dos clubes, se receberam a sua parte, trataram de depositar em suas contas particulares, já que os clubes continuaram devendo e cada dia mais. A onda passou, o apostador sentiu que não estava ajudando a clube algum e então voltou suas apostas para bilhetes que rendem mais.

E agora o governo resolveu anunciar mais um programa de pagamento de dívidas federais dos clubes, não só de futebol. Todos os clubes que estão devendo seus impostos federais,  terão até 20 anos para pagar as dívidas, mas passarão por uma fiscalização que poderá gerar punições que estarão previstas em lei. Quanto aos pagamentos de suas dívidas com fornecedores, pagamentos  de salários e tudo que não diga respeito aos impostos federais, isso é uma outra história.

Segundo Antônio Nascimento, secretário nacional de futebol e defesa do consumidor, do Ministério do Esporte, o programa será enviado a presidente Dilma Rousseff, que, ao lado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, irá formalizar, via Medida Provisória ou Projeto de Lei, o parcelamento da dívida.

O texto deverá a ir ao Congresso ainda este ano, disse o secretário, no Fórum do Futebol Brasileiro Bussiness FC, em São Paulo. E é neste texto que a gente vê que nada será resolvido porque o pagamento poderá ser feito em 180 ou 240 meses, tempo este que é de 15 ou 20 anos. Assim sendo, como punir antes do prazo de 15 ou 20 anos? Se eles terão todo esse tempo para pagar, qualquer punição, só depois dele. E mais coisas ainda poderão acontecer, já que o escalonamento do pagamento ainda não está definido.

E ele ainda diz que “não haverá contrapartida porque os clubes querem pagar a dívida. As parcelas começarão com valores mais baixos para depois subir”. E ele ainda diz que clubes e Ministério estão alinhados. E ouvi muita gente pedindo para o "Toninho" contar outra piada que essa já está muito batida.

Mas como o objetivo é zerar dívida que gira em torno de R$ 4 bilhões, os clubes terão até 20 anos para pensar o que fazer. E como até lá outros governos passarão, outros programas serão pensados e executados. E assim sendo qualquer punição será descartada.

Segundo o Antonio Nascimento, “a grosso modo, o clube pode ser rebaixado e o seu dirigente preso”.

Já eu  estou pensando mesmo é que rebaixados todos os clubes  já estão, mas o pessoal do governo federal quer mesmo é salvar a sua parte. 

"Farinha pouca, meu pirão primeiro" 

Nenhum comentário: