quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Dinheiro do povo vira lixo

                                                                                             TCU recomenda dar um ‘stop’
                                 
em obras da Dilma

Gerson Tavares
 








No passado essas coisas tinham outros nomes, mas no período do PT, aquelas coisas passaram a ser apenas “erros de projeto”. E assim sendo, o Tribunal de Contas da União resolveu que aqueles erros de projetos e superfaturamentos estão entre as razões da recomendação de parar as obras da Dilma Rousseff. E esta lista de desmandos inclui quatro obras que a Dilma visitou ao longo deste ano e nem notou que estava tudo “armado” para desvio de verba.

Foi então que o TCU decidiu recomendar ao Congresso a paralisação de sete obras com indícios de irregularidades graves que receberam recursos federais entre julho de 2012 e junho deste ano, quatro delas do Programa de Aceleração do Crescimento, aquele “famigerado PAC”.

Como já falei lá no início, no relatório estão ressalvas a quatro obras que foram visitadas pela presidente Dilma Rousseff e que deveriam ter o repasse de verbas parcialmente bloqueado. Mas há menos de um mês, a presidente esteve em Salvador, na Bahia, para participar da cerimônia de assinatura do contrato do metrô da capital baiana, metro este que já está debutando sem nem ao menos existir. Na sua decisão, o TCU recomendou ao Congresso que retenha o repasse de recursos para as obras civis de implantação da linha e para o fornecimento e implantação dos sistemas. Segundo suas investigações, há indícios de superfaturamento e de problemas no projeto executivo.

Também em Salvador, Dilma anunciou uma visita às obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no interior do Estado. Segundo afirmou a própria presidente em seu discurso, as obras da Fiol estão "a pleno vapor". "O olho do dono engorda o boi, então nós vamos ver o nosso boi nos trilhos".

Mas pela avaliação do tribunal, no entanto, os canteiros deveriam ser paralisados. O órgão avalia que a ferrovia tem um projeto básico deficiente, que implica soluções de engenharia onerosas. As medidas corretivas não foram integralmente cumpridas pela Valec, estatal responsável pelas obras. O TCU só recomenda a interrupção caso haja potencial risco de prejuízo ao erário.

O contato da presidente com obras que, de alguma maneira, apresentam irregularidades não para por aí. Também neste ano, em 12 de março, Dilma visitou as obras do Canal do Sertão, no interior de Alagoas. No exame que fez dessa obra, a fiscalização do TCU constatou indícios de superfaturamento e sobrepreço devido às inconsistências no contrato e a preços excessivos em serviços, insumos e encargos.

E a Dilma também visitou as obras do túnel da Ferrovia Norte-Sul em Anápolis, no estado de Goiás, onde o TCU encontrou indícios de superfaturamento e sobrepreço e recomendou suspensão parcial do repasse de recursos.

E aqui vai mais um exemplo, que foi a visita da presidente a Fortaleza, no Ceará, onde ela inaugurou estações do Metrô em 18 de julho. No caso, o tribunal recomendou a retenção parcial dos repasses por indícios de superfaturamento nas obras.

Bem, acho que já chega de falar da Dilma. Mas tenho a impressão que a Dilma faz todas essas visitas, para que alguém fale alguma coisa sobre ela, mesmo que seja contra. Ou então é para ver se o dinheiro está sendo bem divido e depositado.


E falar mal da Dilma até cansa, mas o que fazer se falar bem é impossível. 

Ela só faz “merda”. 

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