quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Será “demo” de capeta?


Democracia e suas definições

Gerson Tavares
 




Sempre é bom saber que a história da democracia se refere a um conjunto de processos históricos. Tudo começou na Atenas clássica, a chamada democracia ateniense, por meio dos quais foram forjados discursos e práticas políticas de cunho democrático.

Mas democracia é um conceito de difícil definição, fundamentado na noção de uma comunidade política na qual todas as pessoas possuem o direito de participar dos processos políticos e de debater ou decidir políticas igualmente.

O termo democracia é de origem grega – dēmokratía - e quer dizer "poder do povo". Mas já vem de longe, ainda na Grécia antiga, que o termo foi muitas vezes empregado de forma depreciativa, uma vez que a maior parte dos intelectuais gregos, entre eles Platão e Aristóteles, era contrária a um governo de iniciativa popular.

E analisando a palavra, democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo. Claro que existem pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem um governo democrático de outros tantos que “usam” outras formas de “governo demo-crático”.

Mas como estamos falando de governos, vamos ver o que vem a ser um governo democrático. Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos. Mas quem é este cidadão que vota em seu representante com liberdade? Será que é aquele que recebe “benesses” do governo para votar no candidato que é de interesse daqueles que estão metendo a mão no cofre?

Claro que a democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Mas existe aquela democracia, que mesmo se dizendo que respeita a vontade da maioria, protege sem o menor escrúpulo os direitos de uma parcela de políticos que destroem a raiz da palavra “DEMOCRACIA”.

Se olharmos bem como está nos dias de hoje o governo brasileiro, com a sua “democracia mão no bolso”, vamos chegar à conclusão que a raiz da palavra democracia está calçada em “DEMO”, que vem de “diabo, capeta ou maligno", como você queira. E “KRATO” que na Inglaterra vem da tática da polícia de Londres para lidar com terroristas suicidas, que consiste basicamente em atirar, sem aviso, na cabeça dos suspeitos, por aqui é gerada exatamente pelos terroristas.


E é partindo dessa combinação de “Demo e Krato” que por aqui os políticos, que estão metendo a mão no bolso do povo, assistem o povo morrer, seja de bala ou de fome.

Nenhum comentário: