quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Último dos heróis

Aos 94 anos, morre o brigadeiro 
Rui Moreira Lima









Faleceu ontem na cidade do Rio de Janeiro, o major-brigadeiro Rui Moreira Lima, aos 94 anos. Rui Moreira Lima foi considerado herói da Segunda Guerra e era o último piloto sobrevivente que participou do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, a nossa tão briosa FAB.

Moreira Lima estava internado havia dois meses no Hospital Central da Aeronáutica. O velório está sendo realizado no auditório do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), no Rio, e o enterro está previsto para as 16 horas, no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo.

Moreira Lima nasceu na cidade de Colinas, no Maranhão e aos 20 anos tornou-se cadete da escola militar de Realengo, no Rio. Ingressou na FAB quando a instituição foi criada, em 1941. Na Itália, durante a Segunda Guerra, cumpriu 94 missões de combate e recebeu a Cruz de Combate (Brasil), a Croix de Guerre avec Palmes (França) e a Distinguished Flying Cross (EUA) por heroísmo, tornando-se assim, o maior herói entre todos os pilotos que combateram os inimigos do mundo aliado.

Este é um dos relatos do grande herói brasileiro:

“O alto-falante anunciou: Attention. The war is over. Eu estava em Natal fazendo a revisão de um P-40 (avião) quando abriu o voluntariado para o 1.º Grupo de Aviação de Caça. Dei meu nome. No dia seguinte, quando voltei para minha base em Salvador, meu comandante me disse: ‘Você fez besteira, rapaz. Vai para um lugar onde os caras já estão treinados. Vai ser como tiro ao pombo’. E eu respondi: ‘Mas eu não estou pensando nisso, eu estou pensando nos navios que foram afundados’. Em poucos dias, os alemães mataram centenas no litoral do Nordeste. Fomos treinados no Panamá e, depois, nos Estados Unidos. Só então embarcamos para a Itália”.

E foi assim o Brasil mandou para o front da Segunda Guerra, entre os pilotos brasileiros de caça, aquele se tornou o maior Herói de Guerra dos Países Aliados.


Rui Moreira Lima, um exemplo a ser seguido.

Nenhum comentário: