quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Delator ou relator?

Seja Doador Voluntário de
Medula Óssea e Plaquetas
Praça Cruz Vermelha, 23
Centro – Rio de Janeiro
Tel – 21 3207-1021/1064/1580

Ex-executivo da Siemens enumera 'ilícitos'

em contratos do setor elétrico e de saúde





Depois que a carta que levou a investigações, no Brasil e na Alemanha, sobre irregularidades cometidas pela Siemens em licitações e formação de cartel no sistema metroferroviário, só faltava essa. Também estão nessa carta as "práticas ilícitas" não só nos transportes, mas também nos setores de energia e de equipamentos médicos da empresa.

Para os investigadores, a rotina denunciada no documento, enviado em junho de 2008 à matriz da multinacional, engloba fraudes em concorrências públicas e pagamento de propinas a agentes públicos brasileiros.

Esta carta, com as acusações partiu de um ex-executivo da multinacional e foi enviada ao ombudsman da Siemens na Alemanha e a autoridades brasileiras em junho de 2008. Carta anônima, mas pela riqueza de detalhes que continha em suas cinco páginas, 77 tópicos e seis anexos levou os investigadores a deflagrar uma apuração sem precedentes. Na Siemens, resultou na demissão da cúpula em diversos países - inclusive no Brasil. Em muitos países, resultou também n a instauração de procedimentos investigatórios pelos órgãos competentes.

No início da denúncia, o autor, dirigindo-se ao então ombudsman da Siemens na Alemanha, Hans-Otto Jordan, afirma que apontará "alguns fatos e documentos que demonstram práticas ilegais da Siemens, no passado e atualmente" e cita projetos dos metrôs de São Paulo e Brasília, onde aponta a prática de corrupção.
E ele prossegue: "Esse tipo de prática não é um privilégio da Divisão de Transportes. São práticas comuns também nas divisões de Transmissão e Distribuição de Energia, Geração de Energia e de Sistemas Médicos".


Gente! O que é isso? Este Brasil não tem mais jeito.

Nenhum comentário: