segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Que culpa tenho eu, se o "pneu furou"?





Gerson Tavares


Nunca fui a favor de “mulher de borracha”, nem mesmo a inflável. Sempre pensei assim, mas nunca imaginei que o silicone fosse dar tantos problemas como agora. As próteses de silicone que foram implantadas em um grande número de pessoas, para correção ou por vaidade, estão condenadas. Elas são produtos de duas marcas, uma francesa e outra holandesa. Muitas dessas próteses estão estourando e derramando no organismo silicone industrial, o que causa dano à saúde.

Depois dessa, todas aquelas que queriam virar “mulher almofada” e muitos daqueles travestis que sonharam virar “mulherão”, estão entre os casos que agora vão ter que retirar as próteses. E assim começou a corrida pelo peitinho e pela bundinha.

Mas até aí era um problema do Ministério da Saúde com os médicos, os fabricantes das próteses e as pessoas que colocaram as tais próteses. Mas de uma hora para outra, o caso virou problema para todos nós. O SUS, por ordem expressa da presidente Dilma Rousseff, tem que atender as pessoas e providenciar a troca, troca essa que tem dois estágios. Na primeira cirurgia é feita a retirada do silicone e depois então em uma segunda intervenção cirúrgica a colocação de uma nova “borracha”. Pelo que entendi em uma explanação médica, nem todas as pessoas poderão colocar de novo aqueles “peitões” e aqueles “bundões”.

Quantpo ao SUS atender essa ordem tudo bem, já que se essas protéses foram f=iscalizadas pelo Ministério da Saúde ao entrar no Brasil e a Anvisa não detectou o problema.

Mas o que causa estranheza mesmo é que por ordem do governo, os Planos de Saúde também serão obrigados a fazer os procedimentos. Até aí, o problema e do governo, do Plano de Saúde e daquelas pessoas que gostam de enganar os distraídos e se montam como se fossem “mulherões”.

Só que os Planos de Saúde já avisaram que vão fazer os procedimentos, mas os custos serão divididos entre o Plano e os usuários. Mas por que “os usuários”? Será que o certo não é “cobrar do governo”? Sim, porque eu não coloquei silicone em parte algum do corpo e porque vou pagar por quem colocou com aval do Ministério da Saúde?

E você sabe o que de verdade os Planos de Saúde querem? A intenção é que no futuro todos os associados àquele plano, paguem um aumento de mensalidade para cobrir os custos daqueles casos das “próteses” e, lógico, aumentou a mensaklidade para ressarcir, mesmo depois que receber o valor gasto com os procedimentos, as mensalidades dos Planos nunca mais irão voltar ao valor antigo.

Sinto muito, mas é hora do Ministério Público se colocar de prontidão, porque seria um absurdo enorme eu ter que pagar pela bunda e pelo peito da mulher do meu vizinho.

Se meu vizinho gosta de “bundão” e “peitão”, ele que escolhesse uma completa de fábrica para casar. Se ele quis pagar barato e comprou standad depois resolveu operar o milagre da “transformação”, ele que pague pelo recall.

2 comentários:

Anônimo disse...

E o pior disso tudo é que nós vamos ter que pagar recauchutagem de muita 'fraveca'.

Anônimo disse...

Essa turma que quer virar mulherão nunca pensou que um dia a bunda e os peitos iriam cair. Mas agora, não adianta mais parar no posto para calibrar porque tudo vai virar 'muchibinha'.