sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ministério interrompe licitação de obra de transposição do São Francisco



Não podemos esquecer que as obras estão praticamente paradas


O Ministério da Integração Nacional, o ministério que sempre está no meio das “mutretas”, desta vez, num momento “milagroso”, suspendeu a licitação do lote mais caro das obras do projeto de transposição do Rio São Francisco. Esta concorrência pública era apontada pela pasta como uma das medidas para acelerar o ritmo do empreendimento ao longo de deste ano.

Em dezembro, o jornal “O Estado de São Paulo” mostrou que as obras estão paralisadas em vários trechos e que parte do trabalho feito começa a se perder. No final de 2011, o ministério anunciou ainda que faria novas licitações, não programadas, no valor de R$ 1,2 bilhão para salvar a transposição.

Mas na quarta-feira foi publicada no Diário Oficial da União, a suspensão da licitação que foi determinada devido à impugnação de um item do edital que trata dos atestados de capacidade técnica das empresas que vão disputar a concorrência. Mas como as pessoas que comandam o MIN são “gulosas”, em nota, o ministério explica que esta é uma decisão temporária.

O item questionado é aquele que não permitia a soma de atestados de qualificação para atender a especificações do edital, como a de experiência de execução de barragens de 3,3 milhões de metros cúbicos ou de túneis de 140 metros escavados em rocha. A exigência era de, pelo menos, um atestado para cada um dos oito requisitos de qualificação técnica exigidos no edital.

Como o ministro da Integração não é de se render, ele já deve estar mexendo seus pauzinhos para liberar mais esse “ganha-pão” de sua "patota".

4 comentários:

Ubiratan De Lucca disse...

Quando o Lula começou com essa onda de transposição do São Francisco, eu pensei ue fosse só para enganar os nordestinos desavisados e angariar votos. E até acho que em princípio poderia ser para isso mesmo, mas aí ele e a sua turma, descobriram que era também um grande negócio para desvio de grana, já que as verbas eram garantidas.
Assim sendo,o Brasil já gastou uma dinheirama enorme, nada fez e ainda quer mais dinheiro para desviar.
E foi pensando naquilo que estava acontecendo que eu dei razão ao Lula. E se vocês pensarem como eu, também vão dar razão ao 'Luiz 19' (pelo menos você falou assim a muito tempo atrás), porque quando ele falou em transposição, bem que ele poderia estar falando do dinheiro. Era a grana que sofreria a transposição da conta do governo para as contas lá nos 'paraísos fiscais'.
Olha que eu já ví político esperto, mas como esse grupo que acompanha o Lula, NUNCA!
Recife

Januário Teixeira Carvalho disse...

A transposição pode até não acontecer, mas que tem muita gente ficando bem de vida, isso eu tenho certeza.
O dinheiro já foi tudo parar em contas que não são para obras. Tudo para a turma da boquinha.
Fortaleza

Gualberto Filgueira disse...

Mas o governo é muito sem vergonha em ainda falar em transposição do São Francisco. Todo mundo sabe que isso é 'história da carochinha'. O dinheiro sumiu e a obra, ninguém viu.
Petrolina PE

Januàrio Figueira Jr disse...

E o dinheiro vai ser devolvido até que tudo fique esclarecido? Isso eu duvido.
Recife