quinta-feira, 19 de março de 2009

MUNDO
Obama vai atacar o interior do Paquistão





Barack Obama muda discurso
e vai para guerra




WASHINGTON - Segundo o jornal americano The New York Times, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seus assessores de segurança nacional estão considerando que é importante expandir a guerra encoberta no Paquistão até as regiões tribais na região da fronteira com o Afeganistão.

A reportagem cita que altos funcionários do governo americano, enviaram dois documentos de alto nível nas últimas semanas para a Casa Branca onde pedem para que a área da ofensiva seja estendida para alcançar o Taleban e outros grupos insurgentes em um importante refúgio nos arredores da cidade de Quetta.

Até o momento, os ataques por parte de aviões não tripulados da CIA estão limitados nas áreas tribais do Paquistão, e nunca foram ampliados para a província do Baluchistão, que está nas proximidades das zonas afegãs em que são registrados violentos confrontos entre soldados e insurgentes, afirma o jornal. Alguns funcionários americanos afirmaram que os ataques americanos com mísseis nas áreas tribais fizeram com que alguns líderes do Taleban e da Al-Qaeda fugissem para Quetta, de onde estariam orquestrando ataques contra a coalizão Ocidental em missão no Afeganistão.

Nenhum comentário: