terça-feira, 17 de março de 2009

Lula saúda vitória de esquerdista de El Salvador





Lula quer Funes ao seu lado



BRASÍLIA – Ontem o presidente Luiz Inácio da Silva enviou mensagem ao “esquerdista” Maurício Funes, que foi eleito neste domingo para a Presidência de El Salvador. Segundo Lula, a vitória de Funes, que encerra 20 anos de governos de direita no país da América Central, “espelha a maturidade alcançada pela democracia salvadorenha”.

Com mais de 90% dos votos apurados, Funes já aparece com 51,27% dos votos, contra 48,73% do seu adversário, o conservador o Rodrigo Avila, da Aliança Republicana Nacionalista (Arena). “Sua vitória, companheiro Mauricio, é uma conquista de toda a América Latina e um alento para todos que acreditam que um mundo melhor é possível”, escreveu Lula, que chamou o presidente eleito de “caro amigo” na introdução da mensagem. “Ela transcende seu país, ao sublinhar a firme determinação de nosso continente de aprofundar reformas democráticas e transformações sociais”.

Jornalista, Funes elegeu-se pela Frente Farabundo Marti para a Libertação Nacional (FMLN), que anteriormente foi uma guerrilha comunista envolvida na guerra civil que matou 75 mil pessoas entre 1980 e 1992 em El Salvador.

Durante a campanha, ele tentou evitar comparações com o presidente Venezuelano, Hugo Chávez, feitas por seu adversário, e aproximar-se da imagem de esquerdista moderado do presidente brasileiro. A campanha de Funes foi feita por João Santana, que comandou a campanha de reeleição de Lula, em 2006.

Com todas essas familiaridades entre Lula e Funes, onde o presidente brasileiro falou em “caro amigo”, muita gente ouviu “camarada”. Só que estudiosos dizem que os “camaradas” de hoje, não passam de aproveitadores.

Nenhum comentário: