terça-feira, 24 de março de 2009

BRASIL

Ayres Britto quer definir retirada
de não índios de reserva


Ministro quer saber tudo do Ibama
para limpar a área



BRASÍLIA – deverá demorar alguns dias a retirada dos produtores rurais e dos não índios que vivem na reserva indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima. O ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), encomendou ontem um plano ambiental ao Ibama (Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais e Renováveis) para a retirada dos não índios da área. Ayres Britto só vai definir os prazos depois de analisar todos os estudos referentes à região.

O relator da ação na Suprema Corte também aguarda estudos do Ministério da Justiça e da Procuradoria Geral da República sobre um eventual esquema de segurança para a área, além de uma análise do TRF-1 (Tribunal Regional Federal), da 1ª Região.

Só depois de concluída a análise sobre esses estudos é que o ministro definirá o prazo para a saída dos não índios da região. Amanhã, Ayres Britto, o ministro da Justiça, Tarso Genro, e representantes do Ministério Público do TRF-1 têm reunião marcada em Brasília. O encontro deve ocorrer depois da sessão no STF, à noite.

Nenhum comentário: