terça-feira, 31 de março de 2009

Aprovação ao governo Lula cai 10 pontos



Lula e Dilma estão preocupados
com resultado de pesquisa


SÃO PAULO – Começou a queda do castelo de cartas? Pelo menos é o que muita gente está pensando depois da divulgação de perquisa sobre a aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com uma queda de dez pontos porcentuais desde janeiro, segundo a pesquisa CNT/Sensus, o índice passou de 72,5% para 62,4%, o menor desde abril de 2008. Também tem queda significativa a aprovação pessoal de Lula, passou de 84% em janeiro para 76,2% em março. Os números em abril do ano passado foram 57,5% de aprovação ao governo e 69,3% de aprovação pessoal.

A preocupação começou a invadir as salas do governo. Esse é o terceiro levantamento em dez dias que apresenta queda na avaliação do governo e na aprovação de Lula. Segundo o instituto, o resultado deve-se à piora no emprego e renda desde o início da crise. A pesquisa revela que a taxa dos que sentiram a piora no emprego nos últimos seis meses subiu de 38,5% para 54,5%. Na pesquisa anterior, de janeiro, essa taxa era de 38,5%. Já os que avaliam que houve melhora no mercado de trabalho foram apenas 20,9% em março, ante 32,7% em janeiro.

Sobre a sucessão em 2010, o destaque da pesquisa dá uma folgada vantagem para a oposição O governador de São Paulo, José Serra, segue liderando as intenções de voto em todos os cenários. No primeiro turno, Serra teria 45,7% e Dilma, 16,3%.

Como essas pesquisas foram feitas simultaneamente, existe uma estimativa dentro do governo, que se a crise demorar, a queda de Dilma será uma tônica até 2010.

Nenhum comentário: