terça-feira, 24 de março de 2009

FHC fala do Congresso Nacional



Ex-presidente FHC falou que
os congressistas não representam mais nada


SÃO PAULO – “Nosso sistema de representação está bambo, não representa mais nada. Isso é visível, provocando um efeito de desmoralização extraordinário”. Esta foi a afirmação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ontem, em palestra da assiciação Comercial de São Paulo. Para FHC, apenas uma mudança no sistema eleitoral pode alterar essa situação.

Falando sobre a publicação constante de denúncias pela imprensa contra parlamentares, Fernando Henrique defendeu a criação de regras para a prestação de contas pelos congressistas. “Nosso sistema eleitoral é ruim, se não mudarmos vamos ter a repetição de Congressos do mesmo tipo. A relação de quem vota e de quem é votado é tênue”, continuou Fernando Henrique e ainda acrescentou: “Quem é votado se sente à vontade para não prestar contas”.

O ex-presidente, cercado de políticos da oposição, fez críticas ao governo Lula ao apontar a contratação de militantes de partidos aliados para os quadros da máquina do governo. Ele apelidou esse processo de “cupinização” da estrutura pública. “Não há capitalismo que funcione sem o Estado, mas estamos vendo a cupinização do Estado. O cupim destrói o Estado brasileiro”, terminou FHC.

Nenhum comentário: