terça-feira, 24 de março de 2009

MUNDO

Empresa denuncia Chávez
por não indenizar nacionalização





Hugo Chávez quer mostrar
que pode ser um grande ditador



GENEBRA – Quando Hugo Chávez falou em seqüência de mandatos já sabíamos que estava a caminho mais uma ditadura. Agora foi a companhia suíça Holcim que apresentou uma denúncia contra a Venezuela perante o Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI) do Banco Mundial por não ter recebido a indenização correspondente ao processo de nacionalização de sua filial no país em 2008, durante a campanha de estatizações de Hugo Chávez.

Chávez nacionalizou toda a indústria de cimento do país como parte de sua tentativa de dirigir setores considerados chave da nação petrolífera sul-americana em 2008. A estatização da Holcim Venezuela foi efetivada em junho e ambas as partes firmaram um acordo que garantia uma compensação para a empresa. Porém, a Holcim diz que o governo suspendeu as comunicações e reivindica uma indenização equivalente ao valor de mercado de sua filial no momento de sua nacionalização.

A Holcim e a empresa estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) assinaram um memorando geral estipulando que a primeira cederia 85% de sua filial em troca de uma indenização que seria negociada posteriormente. No entanto, o grupo suíço afirma que Caracas interrompeu os contatos em outubro passado, de modo que "nenhum acordo foi assinado e a Holcim não recebeu a compensação por seus bens desapropriados".

Nenhum comentário: