segunda-feira, 9 de junho de 2008

ACONTECEU
na
ECONOMIA
Carne e leite saem do Bolsa Família

As panelas estão vazias e o povo com fome Foto - Rayssa Coe


RIO – Não adianta estar incluído no cadastro do Bolsa Família. Agora a fome já está atingindo a todos de baixa renda. Não há mais condição de manter arroz, feijão, carne e pão na mesa do pobre. Os preços estão subindo dia a dia e que achou que poderia, ao ser incluído no cadastro, está decepcionado. Na mesa simples que diariamente tinha carne, legumes e frutas, hoje já não há mais nada. A alta dos alimentos, já atinge em cheio as famílias brasileiras, teve um impacto ainda maior na baixa renda, em especial os assistidos pelo programa eleitoral do governo.

Para uma minoria da baixa renda que é atendida pelo programa Bolsa Família, leite agora só nos primeiros dias do mês, carne uma vez, quando dá, e arroz e feijão foram cortados a um terço ou à metade do consumido até o ano passado. Os legumes só nas promoções e as frutas deixaram de fazer parte da mesa.

Esta é a verdade do brasileiro baixa renda. E o governo ainda está usando essa balela para angariar votos para os candidatos petistas nesta eleição que vai acontecer este ano. É uma afronta tudo que dizem e tudo que fazem contra essa população já tão espezinhada que só quer viver melhor.

É bom lembrar que a inflação para as famílias de baixa renda foi bem maior do que para o restante da população. O IPC-C1, índice para famílias com renda de 1 a 2,5 salários mínimos, está acumulado em 9,36% nos últimos 12 meses. Já o IPC-RJ, com até 33 mínimos, em 5,97%. Com salário menor, a alimentação pesa 40,82% no orçamento dos mais pobres.

Nenhum comentário: