terça-feira, 25 de novembro de 2014

O Brasil sempre envergonhando os homens de bem.


VERGONHA BRASILEIRA

Gerson Tavares
 









Quer queiram ou não, depois de dose anos de desgoverno, o PT é o causador dos maiores escândalos da história do Brasil., mas, mesmo esperando muitos roubos e golpes, ninguém poderia em sã consciência, pensar que um dia um governo pudesse levar uma empresa estatal, forte como a Petrobrás, à beira da falência.

E como tudo que irá aparecer daqui para frente é coisa “cabeluda”, em relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras está à informação que pessoas físicas e jurídicas investigadas na Operação Lava-Jato fizeram movimentações consideradas atípicas no valor de R$ 23,7 bilhões entre 2011 e 2014.

E para mostrar que eles tinham a chave do cofre nas mãos, só em espécie, o grupo movimentou R$ 906,8 milhões. Para chegar a esse posicionamento, ao todo o Coaf produziu 108 relatórios com alertas sobre possíveis irregularidades nas movimentações financeiras do doleiro Alberto Youssef, do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e das empreiteiras, entre outras pessoas e empresas acusadas de fraudes em contratos com a estatal. Isso quer dizer que não foi por falta de aviso, o fato de ninguém tomar uma atitude. 

Nos relatórios do Coaf aparecem os nomes de 4.322 pessoas e 4.298 empresas que, de alguma forma, participaram da movimentação dessa montanha de dinheiro. E para piorar a coisa, parte desse dinheiro tem sua origem ilegal, mas mesmo assim, vinculados a negócios da Petrobras.

Só que o Coaf deixa claro que os números não são valores absolutos. Em algumas situações nomes de pessoas e empresas são mencionados várias vezes e a soma total pode envolver saques e depósitos. Mas, ainda assim, as cifras são consideradas estratosféricas até mesmo para autoridades acostumadas a lidar com dados expressivos.

Agora eu pergunto: Será que tudo isso aconteceu sem conhecimento daqueles que são os responsáveis pelo comando do País? Como qualquer ser pensante, entre os quais me incluo, não podemos acreditar que Lula e Dilma não tinham conhecimento das negociatas que eram feitas em seus governos? Eles não são tão inocentes ao ponto de não notarem que algo de errado estava acontecendo.

Por isso eu me coloco à vontade para falar: Lula e Dilma são os “chefes dessa enorme quadrilha” que quase acaba com a empresa que era a menina dos olhos dos brasileiros.

Mas eles irão pagar por tudo que eles fizeram e ainda estão tentando fazer. O mundo dá muitas voltas, mas sempre passa pelo mesmo caminho em sua órbita.

Lá adiante eles irão pagar de algum modo.

Nenhum comentário: