quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Quem mandou matar o Kennedy?


 Uma sugestão de peso

Gerson Tavares
 








Já exumaram o corpo do cara, já reviraram a sepultura e chamaram até matemáticos para contar os ossos do cara, mas ainda não estão satisfeitos. Agora dizem que encontraram documentos do período do governo militar que revelam que o então presidente dos Estados Unidos John Kennedy foi o grande mentor da intervenção militar no Brasil para depor o então presidente brasileiro João Goulart.

Estas informações foram reunidas pelo jornalista Elio Gaspari, autor de uma série de livros sobre o período, e publicadas pelo site "Arquivos da Ditadura", que estreou na segunda-feira, dia 6 de janeiro.

E pelo que deu para notar, este site veio para “condenar” o Kennedy, pois além desse documento, o site também contém bilhetes, despachos, discursos e manuscritos de conversas dos principais personagens da ditadura juntados por Gaspari ao longo dos últimos 30 anos e que lhe serviram de base para a publicação de livros sobre o período - "A Ditadura Envergonhada", "A Ditadura Escancarada", "A Ditadura Derrotada", e "A Ditadura Encurralada".

Em dezembro, o Congresso Nacional devolveu o mandato do ex-presidente João Goulart num ato simbólico que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e outras autoridades. O presidente do Senado, Renan Calheiros pediu desculpas "pelas inverdades praticadas pelo Estado brasileiro" contra um "patriota". Mas é este mesmo Renan Calheiros que teima em não pedir desculpas, ou talvez perdão, ao povo brasileiro por tudo que faz de errado contra a Nação.


E aqui vai uma pergunta: “Quem mandou matar Castelo Branco”? Não é por nada não, mas aquilo também foi crime, ou não? 

Nenhum comentário: