quarta-feira, 3 de agosto de 2011

“Auto-suficiência pra cacete”





Gerson Tavares


Desde os tempos de Lula que o Brasil é auto-suficiente em petróleo e até hoje estamos descobrindo poços de petróleo pelos mares brasileiros. Pré-sal é o assunto da moda e o baiano Gabrielli não perde oportunidade para deitar falação por onde passa.

Dilma sempre diz que nós não precisamos de mais ninguém para garantir o nosso abastecimento e ainda temos petróleo para dar e vender. E o pior é que tem gente que acredita, mesmo com todos os contras que aparecem na imprensa.

Agora mesmo está aí estampado para quem quiser ver que a Petrobras vai ter que importar mais de três milhões de barris de petróleo. E essa informação nos é passada pelo próprio presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli.

Mas esse número de três milhões não é aleatório, até porque é só o número que foi importado em 2010, o último ano do governo Lula e o ano em que ele falou muito da auto-suficiência para garantir os votos da sua candidata à presidência.

Como até 2015, quando Dilma acaba seu governo, a balança comercial deverá permanecer negativa, naquele vermelho forte, neste 2011 a importação deverá ser bem pior que o ano passado e nem Deus sabe o que irá acontecer neste "país auto-suficiente" até 2014.

E ainda na quarta-feira passada, o quer dizer “ontem”, eles falavam em reduzir a mistura de etanol na gasolina para a casa dos 18% para diminuir as pressões inflacionarias, mas já na quinta-feira o Ministério de Minas e Energia já havia decido que vai manter os 25% em todo o combustível comercializado no país.

Por isso eu sempre digo às pessoas que me perguntam o que acho dos governos petistas: “As pessoas que estão hoje no comando do país só se preparam para fazer baderna. Passaram todo o tempo do governo militar, ou fazendo coisas na clandestinidade ou arquitetando um golpe. Depois da abertura, ao invés de se prepararem para participarem de um movimento de defesa do país, ficaram falando mal dos outros ou negociando cargos e na hora que conseguiram chegar ao poder descobriram que nunca se prepararam para tal e, por isso, nunca têm solução para nada. Aquilo que deu para seguir ou copiar dos governos passados até acontece, mas criar alguma coisa nova, aí já é querer demais. E como todo o despreparado sabe que aquele momento é único, eles se organizam em ‘quadrilhas’ e assaltam o cofre”.

É exatamente o que está acontecendo com este “pobre coitado” chamado Brasil.

2 comentários:

José Carlos Flores disse...

Eu só sei que quanto mais poços de petroleo eles acham, mais cara fica a gasolina.
Eles pensam que todos são tontos como esses 'bolsistas' que estão infestando as zonas eleitorais, mas vai chegar o dia em que o Brasil irá se rebelar.
Aí vamos ter muito machão se vestindo de mulher para fugir da verdade. Isso já aconteceu e podse acontecer à qualquer hora.

José Carlos Flores
São Paulo

Geraldo Fontes dos Santos disse...

A Petrobras é a maoir enganação que conheço. Quando as coisas apertam para o governo eles sempre encontram algum campo petrolifero. Mas nunca paramos de importar petróleo. Do modo como vamos qualquer dia o mundo não vai ter mais petróleo para abastecer o Brasil.
O Gabrielli só sabe dizer que mais um poço está jorrando, mas para onde vai todo esse petróleo?
É tudo uma grande enganação e já notaram que os poços só aparecem em vespera de eleição?
Golpe, gente.

Geraldo Fontes dos Santos
Campos - Rio