sexta-feira, 14 de novembro de 2008



Crise gera queda de emprego


Fiesp diz que a queda de emprego está
sendo causada pela crise mundial



SÃO PAULO – O mês de outubro foi atípico para a industria. A queda no nível de emprego na indústria paulista neste mês já é um sinal da falta de confiança diante da crise financeira internacional, disse ontem o diretor do Depecon (Departamento de Pesquisas Econômicas) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Francini.

Só no mês de outubro, a indústria paulista demitiu 10.000 pessoas, o que gerou uma redução do nível de emprego de 0,41% em outubro na comparação com o mês anterior, nos dados sem ajuste sazonal. “Mais do que o valor numérico (de demissões), a importância fica na alteração do padrão”, disse Francini, ao se referir ao fato de que normalmente há crescimento do nível de emprego em outubro. É bom lembrar que a última vez que houve queda no mês foi em 2003. Ele ainda disse que o dado não foi tão bom quanto gostaríamos e nem tão ruim como poderíamos prever.

Explicou ainda que pode-se atrelar a queda do nível de emprego com a crise não só pelas conversas com os diversos setores, como também pelo alto número de setores que indicaram queda no mês.

Nenhum comentário: