segunda-feira, 17 de novembro de 2008

BRASIL

Mudança de sexo pelo SUS







BRASÍLIA – O deputado Miguel Martini (PHS-MG) caiu em desgraça ao apresentar projeto para suspender portaria do Ministério da Saúde que permite realização de cirurgia de mudança de sexo pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Há pelo menos 500 pessoas já na fila esperando que os hospitais se equipam para o atendimento em São Paulo, Rio, Goiânia e Porto Alegre.

Martini tem uma explicação para a portaria que pode dar força a sua atitude. Ele argumenta que se o SUS não consegue atender, por falta de recursos, a milhares de pessoas que estão na fila, morrendo câncer e outras doeças que causam grandes tormentos e dor, não seria justo custear com prioridade a cirurgia para mudança de sexo.

Esta situação do SUS ficou muito bem clara na sexta-feira passada, quando foram levados à presença de José Alencar, presidente da República em exercício, usuários do SUS que relataram as dificuldades que estão passando no atendimento público. Eles foram levados por deputados que pedem melhores condições de atendimento no setor de saúde.

José Alencar ficou estarrecido com o que ouviu e chegou a dizer que como vice-presidente não pode admitir que isso possa estar acontecendo com os brasileiros. Ele ficou perplexo ao ouvir de um dos pacientes do SUS, que só conseguiu marcar para daqui a três anos uma endoscopia.

Alencar, que luta contra um câncer, falou: “Eu posso pagar o tratamento. E quem não pode, meu deus?”.

Por tudo isso é bom perguntar a todos aqueles que querem cirurgia de mudança de sexo pelo SUS: “E esses?”.

Nenhum comentário: