quarta-feira, 19 de novembro de 2008

BRASIL
Gravação mostra como PF afastou Protógenes


Não seria hora de investigar, de quem partiu a ordem para afastar o delegado Protógenes Queiroz?


BRASÍLIA – Foi quando aconteceu a reunião no dia 14 de julho passado na sede da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, que dois superiores do delegado Protógenes Queiroz o afastaram do comando da Operação Satiagraha, que seis dias colocou atrás das “grades” o banqueiro Daniel Dantas e o investidor Naji Nahas.

Protógenes foi acusado, na ocasião, de conduzir uma ação repleta de irregularidades e “fora dos padrões”, além de omitir informações sobre os mandados de prisão. Foi questionado também se privilegiou a Rede Globo quando da prisão do ex-prefeito Celso Pitta.

Quando Protógenes deixou a investigação, a direção da PF vazou trechos de quatro minutos da gravação do encontro, que tem duas horas e 55 minutos, e divulgou a versão de que o delegado saiu porque quis. À época, a PF lamentou em nota “a distorção dos fatos”.

Mas na íntegra da gravação, uma revelação mostra que o delegado tentou se manter por mais 30 dias no comando da operação, ao mesmo tempo em que freqüentaria um curso de formação profissional na academia da PF, em Brasília.

Daniel Dantas pode ser o que for, mas uma coisa não se pode negar. Ele tem "muita" força com esse governo.

Nenhum comentário: