sexta-feira, 14 de novembro de 2008

MUNDO

Rádio afirma que Farc e ETA mantiveram
“contatos oficiais”





Polícia espanhola não dá trégua aos separatistas ETA



MADRI – Segundo informou a rádio “SER”, ontem, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o ETA mantiveram contatos "oficiais" na Colômbia em 2003. A rádio espanhola citou documentos apreendidos do grupo terrorista basco. A "SER" informou ainda que segundo documentos apreendidos do ETA na França, dois de seus membros “trocaram técnicas e procedimentos” durante uma visita de sete dias que realizaram em 2003 a um acampamento da guerrilha na Colômbia.

Segundo a fonte, as Farc se ofereceram para esconder membros da ETA e pediram à organização terrorista basca voluntários especialistas em medicina que pudessem prestar sua ajuda nos acampamentos da guerrilha colombiana. Nos documentos apreendidos, figura o pedido das Farc ao ETA de armamento antiaéreo e são detalhados procedimentos utilizados pela guerrilha para explodir bombas com telefones celulares. A emissora destaca o fato de a informação proceder de documentos apreendidos do ETA, pois até agora apenas as Farc tinham reconhecido contatos com os terroristas bascos.

Segundo as autoridades colombianas, as Farc e o ETA mantinham um "acordo terrorista" que se tornou evidente nos e-mails gravados no computador do porta-voz internacional da guerrilha colombiana, Raúl Reyes, que morreu em um ataque do Exército da Colômbia em março.

Nenhum comentário: