quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Quando será o dia da consciência do cidadã?

Gerson Tavares


Já estou ficando cansado de festejar o dia disso, o dia daquilo e daquilo outro também. Tem dia de tudo e já é hora de parar com tanta segregação. Hoje mesmo estamos festejando o “Dia da Consciência Negra”. Mais um feriado é o Brasil que se lasque.

Mas porque esse negócio de “Dia do Índio”, “Dia da Consciência Negra” e tantos dias de isto ou aquilo, se perante a lei “todos somos iguais”? Não seria isso um modo de separar por raça uma “única” nação? Para mim, já o ato de festejar em separado uma “nação”, não passa de preconceito racial.

Eu nunca olhei os homens pela cor, pela roupa ou pela condição financeira e social. Por isto, não gosto desse nodo de falar e agir dos homens que se dizem “líderes” de certos “movimentos” ou, como muitos falam, “seguimentos” da população. Todos estão sempre manipulando para no final levar alguma vantagem.

Por tudo isso, no “Dia da Consciência Negra” eu me sinto discriminado. Logo eu que sou pai de de quatro filhos e um deles, negro. Pelo menos como muitos dizem, mas que eu sempre digo, pai de quatro cidadãos brasileiros que me só me dão alegrias. Então pergunto: “Por que não festejar o Dia da Consciência Cidadã?”. Não seria muito mais consciente para toda uma nação mestiça como a brasileira? Mas já ouvi de muitos brancos e de muitos negros que isto é utopia, mas eu digo que seria simplesmente “cidadania”.

Qualquer cidadão que merece respeito, não precisa ser distinguido pela cor, mas sim pela sua dignidade. Nunca vi pela cor a dignidade de alguém. Nunca medi pela cor a importância de alguém. Para mim, as pessoas são porque são e ponto final.

Mas parece que muitos têm o prazer de se separarem. Muitos se discriminam para que possam depois reclamar. Para muitos, seria uma razão para reclamar, quando muitas vezes me chamam de “branco azedo”. Nem por isso, eu vejo necessidade do “Dia da Consciência Branca”. Até porque sei que não azedei ainda.

Por tudo isso, acho que estaríamos lucrando muito mais se no lugar de um feriado para festejar o “Dia da Consciência Negra”, tivéssemos 365 dias de muito trabalho para todos os brasileiros que têm “Consciência Cidadã” de fato.

Nenhum comentário: