sexta-feira, 21 de junho de 2013

Honrarias não é sinônimo 

de nada

Gerson Tavares










Boa época aquela de que quando para alguém recebia “honrarias” era sinônimo de ter o talento agraciado. Mas o perigo que estamos passando no momento é que as crianças de hoje já se considerem “doutores”, mesmo sem ainda cursarem o fundamental. E tudo por culpa das honrarias que estão sendo distribuídas a “torto e a direito” pelos quatro cantos do mundo.   

Ainda ontem ouvi um menino de oito anos falar que anteriormente ele queria ser jogador de futebol, mas isso antes dele ver que o Luiz Inácio da Silva virou “doutor” em quase todos os países do mundo. E ele explicou o porquê da sua “virada” de pensamento: “Se Neimar não precisa do estudo para ficar milionário, o Luiz Inácio da Silva também não precisa para ser “doutor” e o Neimar tem que trabalhar muito mais que o Lula, mas o Lula ficou bilionário com toda a sua ignorância”. Isso dito por uma criança de oito anos deixa qualquer pessoa preocupada.

E tudo que aquele menino falou está comprovado, pois o Lula, que é ex-presidente há 29 meses, desde que saiu do governo já recebeu 55 prêmios e honrarias, número que dá uma média de quase duas por mês. Títulos de “Doutor Honoris Causa” já foram entregues 24, número que supera o que todos os demais ex-presidentes vivos receberam depois de deixar o cargo.

Lula deu um "grande salto" nessa lista, com oito títulos recebidos em maio, de universidades argentinas, e outros três na semana passada. Um no Peru e dois no Equador. Do total desse tipo de homenagem, 13 são de instituições internacionais, como o Instituto de Estudos Políticos de Paris Sciences Po.

Então foi feito um levantamento na contagem do Fernando Henrique Cardoso e se a contagem considerasse o tempo anterior à saída da Presidência, FHC seria o líder das titulações. Entre 1970 e 2002, o sociólogo e professor acadêmico recebeu 20 títulos de “Doutor Honoris Causa”, um deles de uma universidade brasileira, a Cândido Mendes, do Rio de Janeiro. Na condição de ex-presidente, ele recebeu outros nove.

Se colocarmos na balança, sem ver quem tem mais ou menos condecorações, vamos ver o peso do “estudo” de cada um. Realmente se olharmos por aí todos os títulos do Lula não terão o menor valor.


Mas o difícil é explicar para esses meninos de oito anos que aqueles títulos não passam de fantasias. Assim como pessoas se fantasiam para sair em blocos carnavalescos, Lula faz um carnaval com essas fantasias de “doutor”. 

2 comentários:

Carlos Vianna disse...

Lula só é doutor em baderna. O Brasil não merecia um individuo que levasse o Brasil a este quadro tão triste. Podem até falar que ele não é o presidente, mas tudo que acontece pelo país nos dias de hoje, só ele sabe fazer. De baderna, ele é doutor. Aliás, ele é o famoso doutor 'horrores causa'.
Brasília - DF

Severino José de Almeida disse...

Com tantas honrarias, mas nenhuma que dignifique o Brasil.
As crianças, vendo um analfabeto receber tantos títulos de 'doutor', já acham que podem ser doutor desde que não estudem. Estudar não faz ninguém rico, mas ser presidente e analfabeto, dá para virar bilionário da noite para o dia.
Pobre povo que leva ao Palácio essas pessoas que não têm condição alguma de representar um povo.
Recife - Pernambuco