sexta-feira, 21 de junho de 2013

Bolsa Família enfraquece o coronelismo e rompe cultura da resignação

Socióloga Walquiria Leão Rego 
fala sobre a troca de dono do voto

Os votos que os “coronéis” compravam no passado, aliás, com o dinheiro deles, agora são comprados pelo governo com o nosso dinheiro. e já com dez anos depois de sua implantação, o “Bolsa Família” mudou totalmente a vida nos rincões mais pobres do país. Aquele coronelismo perdeu toda a força e hoje o PT é o dono dos votos daqueles que sempre venderam o voto

Esta é a conclusão é da socióloga Walquiria Leão Rego, que escreveu, com o filósofo italiano Alessandro Pinzani, "Vozes do Bolsa Família". O livro foi lançado na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Foram cinco anos, entre 2006 e 2011, que a dupla realizou entrevistas com os beneficiários do Bolsa Família e percorreu lugares como o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, o sertão alagoano, o interior do Maranhão, Piauí e Recife. Queriam investigar o "poder liberatório do dinheiro" provocado pelo programa.

Aproveitando férias e folgas, eles pagaram do próprio bolso os custos das viagens. Sem se preocupar com estatística, a pesquisa foi qualitativa e baseada em entrevistas abertas.


Só sei dizer que a “Bolsa Família” poderia até servir para matar a fome dos pobres, mas pelo quem se vê, só serve mesmo é para "encher a cara" nos três primeiros dias do mês. 

Nenhum comentário: