sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


UNE tem sua verdade

Gerson Tavares






Estamos vivendo o “momento das verdades” e assim sendo cada entidade, cada órgão, cada seguimento e assim por diante, cada pessoa tem a sua “verdade verdadeira”. E claro, a União Nacional dos Estudantes também tem a sua verdade e resolveu colocar em segundo plano a “Comissão Verdade” da Dilma. O lançamento aconteceu na semana passada, durante a abertura do Conselho Nacional de Entidades de Base, na Universidade Federal de Pernambuco, na linda Recife.

Como sempre um único objetivo existe e este é ajudar a investigar e esclarecer casos de jovens que foram perseguidos pela ditadura entre 1964 e 1985. Entre eles encontram-se 46 presidentes da entidade.                  

O atual coordenador da Comissão Nacional da Verdade, procurador da República Cláudio Fonteles, se fez presente como convidado de honra. O ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, que também foi convidado será o assessor da comissão dos estudantes.

Existe um “sabor de sangue” nessa comissão e a UNE tem chamado muito a atenção para o caso de Honestino Monteiro Guimarães, estudante de geologia que presidiu a entidade após a repressão ao seu 30.º Congresso, em Ibiúna, interior de São Paulo, no ano de 1968. Ele foi preso duas vezes e se viu obrigado a viver na clandestinidade. Em 1973 ele foi preso no Rio de Janeiro por agentes do Centro de Informações da Marinha (Cenimar) e nunca mais foi localizado. Seu nome consta nas listas oficiais de mortos e desaparecidos daquele período.

Em 1979, em congresso de reconstrução da UNE, realizado em Salvador, os estudantes exibiram um painel com o rosto do ex-presidente e deixaram uma cadeira vazia em sua homenagem.

Tudo bem que esses casos precisam ser olhados com carinho porque não é possível o desaparecimento pessoas assim, sem mais nem menos, mas quanto a UNE lança a sua própria “Comissão da Verdade”, aí já é coisa demais para o meu gosto.

Senão vejamos: O governo federal resolveu pagar a UNE R$ 44,6 milhões para a reconstrução do prédio da entidade do bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, que foi incendiado pelo governo militar.

Lula resolveu que esse dinheiro deveria ser pago em parcelas e até quando receberam a última parcela, os “estudantes” nada tinham feito e também não haviam prestado contas daquela “dinheirama” toda. Aliás, até hoje, a entidade estudantil não prestou contas dos valores recebidos.

O máximo que foi mostrado foi um projeto e Lula lançando a pedra fundamental. Depois disso, “SILÊNCIO TOTAL!”.

Acho que, se o dinheiro é público, é obrigação da entidade estudantil, mostrar onde está aplicando os recursos.

Aliás, será que ainda existe esse dinheiro? A "Comissão Verdade" pode começar suas investigações por aí. COM QUEM ESTÁ ESSE DINHEIRO? 

6 comentários:

Júlio Campos disse...

A verdade da UNE é que todos os diretores da entidade, após abertura do governo militar, todos foram aproveitadores. É só lembrar do Lindberg Farias, aquele que fez dos estudantes verdadeiros 'palhaços de caras pintadas' para depois entrar para o PT e até agora só levou vantagem. Foi prefeito de Nova Iguaçu e os processos contra a sua administração, foram todos engavetados pelo conselheiro do TCE do Rio, Aloísio Gama, o mesmo que também está escondendo todos os erros da mulher, a Sheila Gama, que era a vice do explorador dos 'caras pintadas'.
É uma vergonha essa nossa política.
Vila Nova - N. Iguaçu

João Gustavo Castro disse...

A UNE é um covil. Estamos sem rumo na política e essa turma que deveria estar lutando pelos estudantes só pensa em levar vantagem.
Pobre Brasil, pobre povo brasileiro.
Belo Horizonte - Minas Gerais

Anônimo disse...

Lula quando deu aquele dinheiro todo já sabia que nada seria feito de bom. Foi mais um golpe do analfabeto se unindo ainda mais aos falsos estudantes.
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Lula quando deu aquele dinheiro todo já sabia que nada seria feito de bom. Foi mais um golpe do analfabeto se unindo ainda mais aos falsos estudantes.
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Comissão Verdade da UNE será a maior mentira deste governo. Assim como Lula deu força para os baderneiros, Dilma deverá dar a maior força para esses politiqueiros que se 'dizem estudantes'.
A UNE é uma quadrilha que muda muito de chefe, mas só depois que o anterior arruma coisa melhor. É só ver o Lindberg Farias.
Maceió

Anônimo disse...

Comissão Verdade na UNE é uma grande mentira. Mas o que esperar de alunos dessa escola de fazer políticos ladrões. Esses pelo menos já passaram pelo 'curso básico' de bandalheira.
Sim, porque se o Lula, que fez o telecurso arrumou uma quadrilha tão eficiente, esses que fazem até pós-graduação, vão acabar com o Brasil.
São Bernardo - SP