segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


“Ano Novo, vida nova”

Gerson Tavares
 




Ainda pensando na passagem de ano, não poderia voltar a escrever sem matar uma curiosidade que fico matutando todos os anos. Quantos pedidos vocês já fizeram em todos os dias 31 de dezembro que já passaram pelas suas vidas até agora e quantos se realizaram no ano seguinte?

Já sei até a resposta: vocês não se lembram. Então vamos a outra pergunta: vocês têm vivido até agora na base do “vai da valsa”, ou têm procurado planejar suas vidas, seus futuros, buscando seguir roteiros lógicos, realistas?

É! Nem todas as pessoas são o que chamamos de “estruturadas”, mas o certo seria procurar saber, quais os objetivos que queremos atingir no ano, senão, ficamos “correndo atrás do vento” e não chegaremos a lugar nenhum.  

Então eu ouso mais algumas perguntas: no país temos previsões otimistas para este ano 2013? Não podemos esquecer que em 2014 teremos mais uma eleição para a presidência e o que poderá acontecer neste ano de “acertos políticos” à cata de aliados? Afinal, cada voto depende de um monte de acertos e isso consome uma grana de respeito dos cofres públicos. E no mundo? Chegaremos a tão almejada paz mundial? Quem de vocês poderia me responder?

Pois é, as perguntas a respeito de nosso país e do mundo são infinitas. É claro que nós não podemos mudar o mundo, o Brasil está longe de ser mudado para melhor, mas podemos influenciar as pessoas que estão ao nosso redor para fazer do “nosso mundo”, um mundo melhor.

Toda mudança requer sacrifícios. Talvez você precise deixar um vício que está prejudicando a sua saúde física e a saúde emocional de sua família. Talvez você precise olhar mais para os outros e menos para o seu umbigo, para aprender a ser grato por tudo que possui.

Certa vez ouvi uma afirmação de que “ninguém muda ninguém”. Esta é uma verdade, até porque só muda quem quer mudar. E as mudanças que por ventura sejam produzidas de fora para dentro, nem sempre são duradouras. As mudanças verdadeiras são aquelas que vêm de dentro para fora e isso eu sempre digo que só Deus tem condição de fazer com as pessoas. Ele é capaz de mexer em nossa mente e no coração e só com a união da razão e da emoção você pode se modificar.

E isso eu penso sempre que um “ano velho” está acabando e um “novo ano” começando. Quando o “novo ano” bate em minha porta para avisar que está chegando, eu sinto que chegou o momento de mudar, mas mudar para melhor.

Por isso, abra a sua porta com esperança e com alegria e deixe o Ano Novo chegar. Junto com ele, tenha certeza, muitos planos bons estão chegando e você, com a sua garra, irá realizá-los.

E assim eu abro o nosso ano 2013, esperando que ele seja repleto de felicidade e de realizações. Que o ano de 2013 nos traga uma vida de paz e que o mundo seja muito melhor.

Bom Ano Novo, mesmo com os políticos jogando no time contra.           

4 comentários:

Durval de Castro Neves disse...

Bom Ano Novo para você também, Gerson. Quanto aos políticos jogarem no time contra, isso já é uma norma, anão ser que a gente passe a jogar no time dos bandidos, como você sempre fala, eles estarão no mesmo time.
Mas um dia eles, os políticos e bandidos, irão receber o castigo que merecem. Não pretendo morrer antes de ver isso acontecer.

Cosme Luiz das Neves disse...

Com essa política que existe no Brasil, para nós, brasileiros trabalhadores, o Ano Novo será sempre diferente dos anteriores. Mas o chato disso tudo é que sempre ele será pior que o anterior.
O governo passa o ano pensando como matar de fome o povo e isso é feito todos os anos. Assim sendo, a cada ano que passa, piora.
Mas nós vamos aguentando, só que já está passando a hora de ir à luta. Se não tomarmos conta do país agora, esses ladrões vão roubar tudo.
Vamos a luta brasileiros. Aquele que se dizem 'companheiros', são todos alemães. É hora de acabar com essa cambada.
O Brasil merece respeito e esses que aí estão não respeitam ninguém.
Ponte Nova - MG

Jurandir Peixoto Neves disse...

Que este ano de 2013 os traga a prisão dos mensaleiros, nos traga a retirada das mascaras de Lula e de Dilma, para que o povo entenda que está até agora sendo enganado pelos santinhos que mandam roubar e ficam com a maior parte. Que este 2013 nos dê mais ministros, desembargadores e juízes sérios e que tomem atitudes sem olhar o cargo ou grau de importância que parecem ter esses políticos sem ética e moral que estão por aí, falando o que querem e tentando desmoralizar a Corte Maior do Brasil.
Espero que em 2013, cadeia não seja só para os que executam os crimes, mas também para os mandantes.
Que 2013 elimine os politiqueiros e que nas próximas eleições de 2014 só pessoas de bem possam se candidatar.
Mas não poderia terminar sem pedir também, que 2013 dê aos eleitores o senso de moral e que parem de trocar seus votos por bolsa família, por um lugar no serviço público, enfim, que o seu voto seja dado aos homens honestos que ainda temos no Brasil.
Pindamonhangaba - SP

D.D.F disse...

feliz 2013;sr Gerson te sigo um bom tempo e nunca disse o quanto te admiro(iiih!agora já disse.) eu sempre pesso para me deixarem dormir um pouco mais. as vezes funciona , NADA A VER me tornei sética quanto a desejos e promeças de ano novo. mas sética ainda em relação a politica e politicas,mas vá lá,queira DEUS(esse é bom) vai melhorar.