quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Onde “moral” e “ética” são maus exemplos

Gerson Tavares



Os exemplos estão aí para quem quiser aprender. Falam em moral e ética, mas só da boca para fora. Os roubos começam dentro dos gabinetes dos governantes, executivos ou legisladores, das salas dos desembargadores e dos juizes, em todos os lugares os roubos estão acontecendo e ninguém é punido. E foi assim que um grupo de “voluntários” e “soldados” do Exército resolveu agir quando encontraram facilidade para roubarem donativos que estão sendo enviados para os flagelados de Santa Catarina. Viram que estava fácil meter a mão naquilo que não era deles e sem a menor cerimônia, resolveram “fazer um ganho”.
Foram flagrados quando roubavam donativos de um Pavilhão do Parque Vila Germânica, em Blumenau, onde está funcionando um posto de arrecadações da Defesa Civil de Santa Catarina. As imagens foram exibidas pela emissora de televisão RBSTV no domingo à noite, onde um dos responsáveis pelo pavilhão falou que era só um “agrado” para aqueles que estavam “trabalhando”.

Como o povo tomou conhecimento da bandalheira, na segunda-feira, os governos do Estado e da Prefeitura de Blumenau começaram a agir para evitar novos roubos, mas desde já estamos sabendo que é impossível saber o montante que foi levado pelos “safardanas”.

Quando ouvi o secretário de assistência Social de Blumenau, um tal de Hildebrandt, falar que este foi um fato “isolado” e ainda quando ouvi o comandante do batalhão do Exército falar que também era um fato “isolado” o caso dos soldados, fiquei matutando quantos “casos isolados” estão acontecendo. Aliás, se todos os responsáveis pela distribuição apresentarem um caso “isolado”, os políticos poderiam providenciar para que de agora em diante, fique instituído de vez o “roubo oficial” no país.

E por favor: “Pare o mundo que eu descer”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Falar em moral e ética num país onde ser honesto é digno de elogio? Conta outra piada, Gerson.


Durvalina Fontes Garcia

Copacabana