sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

MUNDO

Protesto estudantil termina em confronto
em Paris e Lyon


Estudantes enfrentam a polícia



PARIS - Milhares de alunos secundaristas franceses, foram às ruas ontem para protestar contra os planos do governo de executar uma reforma na educação. Alguns entraram em confronto com a polícia em Paris e na cidade de Lyon, no sudeste do país.

Atento aos tumultos que atingiram Atenas e aos protestos estudantis de 2006 em Paris, o presidente Nicolas Sarkozy já havia adiado os planos de reformar o currículo das escolas do ensino médio após protestos por vezes violentos ocorridos este mês.

Os estudantes mantiveram as manifestações para exigir que o plano seja abandonado de forma permanente. Foram milhares de estudantes que participaram dos protestos na região de Paris e em cidades do interior, incluindo Lyon e Rennes, no oeste da França. Segundo um repórter da Reuters, em Lyon, os estudantes atiraram pedras na polícia, um carro foi virado perto da sede municipal da educação e uma escola teve de ser esvaziada por causa da fumaça provocada pelo fogo colocado em latas de lixo nas proximidades.

Nenhum comentário: