quinta-feira, 11 de dezembro de 2008



“Ministro está brincando com a vida dos indígenas”

Índios acompanharam o julgamento no STF sobre a demarcação da reserva




BRASÍLIA - Um novo adiamento pedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do julgamento sobre a demarcação de terras na reserva Raposa/Serra do Sol (RR) não agradou o Conselho Indígena de Roraima (CIR). Com um placar favorável à demarcação contínua, fato que favorece os indígenas, na opinião do conselho indígena é de que este adiamento apenas prolongará os conflitos que já vêm acontecendo há anos.

Entre os 11 ministros da Suprema Corte, oito se manifestaram a favor da homologação de forma contínua das terras na região com algumas ressalvas. Mas um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Mello, no entanto, adiou a decisão final sobre a questão. Revoltado, o índio de etnia Macuxi, Júlio José de Souza, que vive na reserva, declarou: “Não se pode brincar assim como o ministro (referindo-se a Mello) está brincando com a vida dos povos indígenas”.

Segundo Júlio, que é coordenador do departamento de projetos do conselho, está nas mãos dos ministros do FTF a responsabilidade pelos conflitos na região. “Oito votos com a maioria formada, ainda um ministro foi lá para pedir vista. Aumenta ainda mais o sofrimento dos povos indígenas, isso não é necessário”, completou Júlio José.

Nenhum comentário: