quarta-feira, 8 de maio de 2013



Transposição do “Velho Chico”

Gerson Tavares
 





Quando essa estória de “transposição do Rio São Francisco” começou, eu falei que isso era só para tomar dinheiro da Saúde, da Educação, da Segurança, enfim, roubar o dinheiro do povo para fingir que estavam fazendo um bem para o sertão e assim, levarem o dinheiro para suas contas bancarias.

Desde 1847 que havia gente pensando em pegar essa grana, mas sempre com medo daquilo que poderia acontecer, foi ficando no esquecimento desde o tempo do Império. Mas a transposição do Rio São Francisco era uma grande fonte de renda para os políticos que estão aí e foi então que em 2007 foi implantado o projeto.

E hoje, seis anos após a “largada” feita pelo Lula, essa transposição nada mais é que um monte de “frentes de obras” espalhadas pelo sertão, mas que não se tocam e nem que a vaca tussa, um dia se tocarão. Aquela obra faraônica do Lula é aguardada por quatro estados do Nordeste que nos dias de hoje amargam a maior seca dos últimos 40 anos. Logo agora, quando estava sendo esperada a água por mais de 12 milhões de sertanejos, tudo não passa de um conjunto de canais desconectados, dutos enferrujados com ferros retorcidos e estação elevatória que mais parece um “coliseu” tupiniquim. Ao passar pela BR-316, no município de Floresta, a 439 quilômetros de Recife, dá para ver duas colunas gigantescas servem de suporte para nada.

E aquela obra que um pernambucano dizia ser a solução para a sede do nordestino, não consegue levar uma gota de água a lugar algum e para piorar, não terá condição, jamais, de levar água a uma bica, sequer, para matar a sede do velho sertanejo que só vê explorarem mais o nordeste.

E isso está despertando uma revolta da população e apreensão nos Estados que seriam beneficiados. Como toda obra que o governo vem fazendo nesses últimos anos, o custo inicial estimado para essa obra era de R$ 4,5 bilhões, mas agora a transposição já agora está orçada em R$ 8,2 bilhões, mas na certeza que a obra não ira chegar ao fim, mas o dinheiro, esse sim, irá sumir totalmente.

Como a previsão da transposição entrar em funcionamento em 2010, esse prognóstico foi para o espaço, pois “não pôde ser concretizada”, mas agora o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, promete entregá-la em 2015. Mas só para dar uma posição aos senhores daquilo que será mais uma mentira, a transposição tem só 43% concluídos, mesmo assim em trechos bem distantes uns dos outros. E este é o mesmo índice de 2012.

O jornal “O GLOBO” está correndo atrás das “verdades” que o governo teima em falar e saiu percorrendo a região. Foi a três canteiros de obras e só conseguiu avistar quatro trabalhadores. E diz a reportagem do jornal ”O Globo”: “Em Custódia, a 340 quilômetros de Recife, havia um amontoado de britas e rochas dinamitadas. Em Floresta, onde funcionará um dos pontos de captação, há gigantescas estruturas sem utilidade. Há canais incompletos ou interrompidos, cujas placas, sem água, começam a apresentar rachaduras devido ao sol. Os canteiros de obras estão abandonados. Só dois caminhões foram vistos operando”.

Poderia continuar a enumerar muitos outros crimes que esse governo vem praticando só nesse projeto do “Velho Chico”, mas é malhar em ferro frio. No pior é que esse nordestino que está ali, vendo que está sendo enganado, ainda irá acreditar em mais mentiras quando a campanha eleitoral chegar por lá. Alguém vai dizer que “é assim mesmo” e ele vota  mais uma vez, na certeza que o “Velho Chico” vai molhar todo o sertão.

Mal sabe ele que se o governo realmente fizesse essa maldita transposição, também o ”Velho Chico” morreria de sede.

4 comentários:

Amaro da Anunciação disse...

A tentativa sempre é valida e desta vez a tentativa foi de ganhar muito dinheiro. Por tanto, a tentativa de Lula e cia. foi válida mesmo, porque ninguém sabe onde foi parar tanto dinheiro para uma obra que não chega nem a ser "uma colcha de retalhos", já que nada é lido a nada.
E o povo do agreste vai continuuar com sede e fome.
Recife

José Raimundo Dos Santos disse...

O Lula e todos os que fazem parte desse governo de 'trabalhadores', que há 10 anos vem tentando matar os aposentados, quando virão o apelido do Rio São Francisco, 'Velho Chico', pensaram que ele já estava aposentado e resolveram mata-lo também.
Está mais que provado que essa loucura de transposição só pode acabar de vez com o rio. Mudança de leito é o mesmo que matar o rio.
Mas como a ideia era faturar uma 'grana sem respeito', eles teimaram e nada fizeram, a não ser, claro, meter a mão no dinheiro.
Caruaru PE

Mario Lúcio dea Silva disse...

Se a água era escassa, agora sumiu. Cabeças sem ritmo, ficam remoendo seu destino de quase ocas e então pensam em prejudicar o povo. É exatamente isso que está acontecendo aqui, nesse torão que sonhava em vitória, mas está amargando a maior derrota de todas. Este é o destino de um povo que vai voltar a ser retirante.
Custódia

Bernardino Do Valle disse...

Eles estão tentando matar o 'Velho Chico' para que ele não se aposente. São todos uns criminosos e não se contentando só em matar o São Francisco, eles ainda roubam toda a verba.
Recife