terça-feira, 14 de maio de 2013


Os tomates e o 1º de maio

Gerson Tavares
 





Quem escreveu sobre os tomates foi Selvino Heck, que é assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República e a ascom@cons​ea.planalto​.gov.br tratou de espalhar para todos aqueles que fazem as notícias circularem. E foi o Selvino Heck que foi buscar a fome lá na Grécia para servir de exemplo. Eu pergunto: precisava ir tão longe para encontrar crianças passando fome?  

Mas ele fez questão de manchetar: “Crise faz com que crianças passem fome na Grécia”, até porque esta manchete é do New York Times do dia 29 de abril passado. Selvino fala da matéria do jornal que coloca como personagem principal um diretor de uma escola primária, Leonidas Nikas, que diz nunca ter pensado que fosse acontecer na Grécia tal desgraça. Crianças procurando comida nas latas de lixo, jovens necessitados pedindo sobras de comida aos colegas e um menino de 11 anos, Pantelis Petrakis, com o corpo crispado pela fome. ‘Ele não tinha comido quase nada em casa’. Nikas consultou os pais de Pantelis, que disseram que não conseguem trabalho há meses. ‘Nem em meus sonhos mais loucos eu esperava ver a situação em que estamos. Hoje as famílias têm dificuldade não apenas para encontrar emprego, mas para sobreviver”, disse Nikas.

Mas seria bom se o Selvino voltasse o seu olhar para as crianças pobres e até miseráveis que estão aqui pertinho da gente. A fome está morando ao lado e o Selvino esta olhando lá do outro lado do mundo.

A preocupação de Selvino está na casa dos 10% dos estudantes gregos da escola básica e média, no ano passado, tenham sofrido o que os profissionais de saúde pública chamam de “insegurança alimentar”. Mas se por acaso, aqui a fome não está nas escolas, ela está dentro da casa desse estudante que foi ao colégio comer a merenda e seus irmãos menores e a mãe estão passando fome em casa. E quanto aos profissionais de saúde pública, não têm condições de julgar este fato porque estão ás voltas com os pacientes de hospitais públicos que estão morrendo por falta de atendimento e medicação.

Mas o Selvino Heck tem um compromisso com o governo de fazer propaganda do governo petista e ele então vem falando que nos últimos 10 anos o Brasil melhorou como nunca dantes. “No Brasil da última década, a renda dos 10% mais pobres cresceu 91%. A dos 10% mais ricos aumentou 16%. Foram gerados 19,3 milhões de empregos na última década. O aumento real de poder de compra do salário mínimo foi de 70%”.

E foi então que o tomate entrou em ação, mas o Selvino se esqueceu de ver o preço deste fruto aqui no Brasil. e ele voltas a escrever: “Os que defenderam a distribuição de renda no 1º de Maio, Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras, não querem ver o Brasil tornar-se uma Grécia, aonde as crianças chegam à escola com fome, ou voltar a viver no Brasil do desemprego dos anos noventa”.

Mas pelo que sabemos, as crianças aqui no Brasil chegam às escolas com fome e muitas estão comparecendo à escola só para comer merenda, porque muitas delas nem professores têm em sala de aula.

Mas como tudo que é “mal feito” petista tem que tomar forma de “coisa boa”, é melhor ler esses e-mails que ser cego.

Um comentário:

Bráulio Tomazzini disse...

Mas é sempre assim que eles fazem, dando exemplos de outros lugares para que ninguém note que aqui a coisa está ruim também. Este é um método bem usado pelos incompetentes no fazer, mas muito competentes em enganar.
Londrina. PR