terça-feira, 3 de julho de 2012


Pelo menos uma notícia boa
Gerson Tavares


Quer saber qual é esta notícia? O neto de Sarney desistiu de disputar eleição no Maranhão. Melhor que isso só mesmo a família Sarney ficar inelegível.

É isso aí. O Adriano Sarney alegou "motivos pessoais", para deixar de lado a sua entrada na carreira política para sorte da população de Paço Lumiar, um pequeno município na região metropolitana de São Luiz.

O neto do senador José Sarney, este membro do PMDB do Amapá, tomou esta decisão, quando faltavam apenas dois dias para o final do prazo para as convenções partidárias e assim deixou o PV sem candidato no município. E como tudo que a família Sarney faz naquele Estado é lei, o presidente estadual do PV, Washington Rio Branco justificou o “golpe” que o partido levou com uma declaração quase lacônica: "Só lamento. Prejudica muito os planos do partido".

A desistência foi decidida na quinta-feira passada em meio a uma reunião dos Sarney e tudo ocorreu após o jornal “A Folha de São Paulo” ter noticiado as investidas do clã, quase sempre “gananciosas”, para eleger Adriano prefeito. O jornal havia apurado com políticos do Estado que a avaliação do grupo maranhense liderado pela governadora Roseana Sarney (PMDB-MA), tia de Adriano, foi a de que a família ficaria muito exposta com a candidatura, podendo se repetir o ano de 2009. É bom lembrar que naquela ocasião, os Sarney estiveram envolvidos em vários escândalos, escândalos esses, que foram revelados pela imprensa nacional. Até mesmo o Adriano teve seu nome citado por operar crédito consignado no Senado. O ex-candidato é filho do deputado Sarney Filho, o “Sarneyzinho” do PV/MA.

Mas o que mais chama a atenção das pessoas que leem ou escutam essa notícia é a declaração do Washington, quando tenta explicar a desistência e não tem como fazer.Diz ele: "Eu conversei com o Zé Adriano ontem (quinta-feira) e ele disse que por motivo de força maior deixaria de ser candidato. Não conversei com ele sobre qual motivo foi esse. Acho que na política vários fatores concorrem para uma decisão igual a essa. Lamentei o ocorrido, mas não posso fazer nada".

Mas é no desfecho da explicação que Washington Branco deixa a verdadeira situação da política maranhense. Falando que não acredita que a motivação tenha sido para preservá-lo por causa do sobrenome, Branco deixou sair aquela que infelizmente é a única verdade maranhense: "Todos os políticos do Maranhão tem a cara do Sarney".

Depois dessa, “parem o mundo que eu quero descer”. 

Um comentário:

J Ribamar disse...

Só que o avô nunca vai desistir. Seria uma boa para o Brasil se a família Sarney tivesse um pouco da coragem do Adriano e entregasse os cargos.
São Luiz