sexta-feira, 27 de julho de 2012


TCU pode salvar Valério

Gerson Tavares





Mês de agosto chegando e como sempre achei que este é o mês do desgosto, já tenho a certeza que este ano não será diferente. Estamos em vésperas do início do julgamento do "mensalão" no Supremo Tribunal Federal e os advogados do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza já dão como certo o aval do Tribunal de Contas da União para o ponto principal do assunto.

Valério é apontado pela Procuradoria-Geral da República como o operador do esquema de financiamento político que está no centro do processo. Ele é acusado de desviar recursos públicos para políticos de partidos aliados ao PT no início do governo Lula.

Para a acusação, parte dos recursos desviados tem como origem um contrato que uma agência de publicidade de Valério, a DNA Propaganda, tinha com o Banco do Brasil. Mas como tudo tem um “jeitinho”, no início de julho, o TCU considerou regular o contrato, contrariando pareceres da área técnica do TCU e do procurador do Ministério Público junto ao tribunal.

Lógico que o advogado Marcelo Leonardo, que defende Valério no STF, está todo “pimpão” e anda falando que tem "certeza" de que a decisão do TCU favorecerá seu cliente e afirmou que estuda a possibilidade de pedir a inclusão daquela decisão no processo.

Só que a Procuradoria assegura que a agência de Valério se apropriou ilegalmente de R$ 2,9 milhões durante a execução do contrato e usou o dinheiro para financiar o "mensalão". Os recursos são associados ao chamado bônus de volume, comissões recebidas dos meios de comunicação que veicularam anúncios do BB.

A defesa de Valério sustenta que a retenção dessas comissões pelas agências sempre foi praxe no mercado publicitário, só esquecendo que no contrato da DNA com o Banco do Brasil, está previsto “expressamente” o repasse do bônus ao banco.

Claro que a decisão do TCU foi baseada em voto da ministra Ana Arraes, aquela que é mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), aliado do governo e, por conseguinte, de Lula, de Dirceu, de Genoino e de toda a quadrilha. Aliás, a dona Ana foi empossada em outubro do ano passado e pelo que já tem gente falando, foi exatamente para isso, para acertar o lado dos “mensaleiros”.

Agora é esperar agosto chegar. Que os desgostos sejam despachados para outra vizinhança, porque aqui já não aguentamos mais tanta “sacanagem”.



4 comentários:

fernando Castro disse...

É só isso que falta. Já imaginou tudo ir por água abaixo só porque o TCU armou mais uma defesa para os bandidos?
Aí é melhor fechar as portas e jogar a chave fora.
São Paulo

Fernando Castro disse...

É só isso que falta. Já imaginou tudo ir por água abaixo só porque o TCU armou mais uma defesa para os bandidos?
Aí é melhor fechar as portas e jogar a chave fora.
São Paulo

Bernardo di Thormes disse...

Mas só tem gente safada nesses órgãos que deveriam dar exemplos bons.
essa Ana Arraes já disse a que veio.
Recife

Erasmo Carlos Silva disse...

Qualquer ano, qualquer mês, semana ou dia, é de desgosto para os brasileiros que são sérios.
O Brasil está entregue aos bandidos, como você mesmo fala, mas isso tem que chegar ao fim.
Vamos confiar no STF porque lá ainda tem uma grande maioria de pessoas honestas. Aqueles que são estão neste rol, serão derrotados, temos fé.
Diadema