sexta-feira, 6 de julho de 2012


Governo quer aprovar mudanças no fator previdenciário em agosto



É hora do Paulinho fazer força



Agosto vai chegar já com uma briga entre governo e trabalhadores. Tudo porque o governo federal pretende votar em agosto, na Câmara dos Deputados, o projeto que promove mudanças no fator previdenciário. A ideia é fechar um acordo entre líderes de partidos, Ministério da Previdência e Ministério da Fazenda na próxima terça-feira e a votação ficaria para a volta do recesso.

E a negociação para promover a alteração foi confirmada pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, em um “café da manhã” com jornalistas. O fator previdenciário é uma equação utilizada para calcular a aposentadoria do segurado do INSS levando em consideração a idade ao se aposentar, o tempo de contribuição e a expectativa de vida.

Segundo a opinião de Salvatti, "e importante a gente fazer a correção de algum tipo de injustiça que a fórmula do cálculo das aposentadorias embute no fator previdenciário. É correto isso? É, mas então vamos aproveitar isso pra discutir, dar uma reestruturada, e sustentabilidade maior na Previdência. Teve um dado que na semana passada me chamou muito a atenção. Em 1960, a expectativa de vida tava na faixa de 48 a 50 anos, hoje estamos em 73"

E é aí que as centrais sindicais vão entrar. A ideia é pressionar o comando da Câmara para colocar em votação na próxima semana o projeto de lei que estabelece o fim do fator previdenciário. Elas estão insatisfeitas com o governo, que quer trocar o fator por idade mínima para as novas aposentadorias.

O duble de deputado e sindicalista, Paulo Pereira da Silva, do PDT/SP e da Força Sindical, falou: "O governo quer ganhar tempo e nos enrolar. Não vamos esperar reunião alguma".

Que pelo menos dessa vez o Paulinho esteja ao lado do trabalhador.

Nenhum comentário: