segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Seja Doador Voluntário de
Medula Óssea e Plaquetas
Praça Cruz Vermelha, 23
Centro – Rio de Janeiro
Tel – 21 3207-1021/1064/1580

Ele sabe que a mina secou

Denúncia de Valério deve ser apurada após o julgamento do mensalão, diz STF

Depois que Marcos Valério viu que já não dá mais para contar com o apoio de Lula para se safar da cadeia, parece que ele resolveu contar muita coisa que sabe em troca de uma diminuição da pena.

E assim sendo, ministros do Supremo Tribunal Federal já falam em conversas reservadas que são contrários à abertura de nova investigação sobre o esquema do mensalão antes que a dosimetria das penas dos condenados no caso seja concluída, sob o risco de haver "tumulto" no fim do julgamento, mas que depois vale uma apuração de tudo que ele contar.

Isso tudo está acontecendo, porque Marcos Valério esteve no mês de setembro em Brasília acompanhado de seu advogado Marcelo Leonardo e se apresentou espontaneamente para relatar fatos.

No novo relato, citou os nomes de Lula e do ex-ministro Antonio Palocci, falou sobre movimentações de dinheiro no exterior e afirmou ter dados sobre o assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel.

O empresário disse que poderá dar mais detalhes caso seja incluído no programa de proteção à testemunha, o que o livraria da cadeia. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ainda não decidiu se abrirá ou não uma nova investigação para apurar os relatos feitos por Valério.

Um subprocurador-geral da República, com experiência de atuação na área criminal, disse não ver "nenhum problema de uma pessoa condenada prestar depoimento e abrir o jogo", como seria a promessa de Valério. Segundo esse integrante do Ministério Público Federal, é preciso avaliar a extensão do depoimento. Ainda de acordo com o subprocurador, Valério "está pagando sozinho, com pena alta".

Outro subprocurador disse que Gurgel adotará a postura certa caso deixe para avaliar o depoimento somente após o fim do processo do mensalão. "Depois que o processo já tem até condenação, seria o caso de abrir outro sobre o mesmo fato? Dá a impressão de que não se apurou direito." Ele disse que Valério pode ser beneficiado com reduções de penas em outras ações contra ele, se colaborar com as investigações.

Mas na verdade, até porque raspou a barba, quem está colocando o rosto de molho é o Lula.

Nenhum comentário: