quarta-feira, 7 de novembro de 2012


Mensaleiro condenado continua prestigiado

Gerson Tavares






Estamos num país do “faz de conta”. Digo isso depois que fiquei sabendo que corremos o risco de  um individuo, que mesmo condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do processo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), poderá ser chamado pela Câmara para ocupar uma vaga de deputado a partir de janeiro.

Claro que estou falando do o ex-presidente do PT de São Paulo, José Genoino. Esse “quadrilheiro” é um dos suplentes a ser beneficiado com a dança das cadeiras depois dessas eleições 2012. Serão 25 deputados que estarão assumindo prefeituras, deixando a Câmara e abrindo vagas nas bancadas. Foram cem deputados, considerando suplentes e titulares, que se candidataram nestas eleições.

No PT, além do Genoino, o ex-deputado e ex-ministro Nilmário Miranda, de Minas Gerais e outros três suplentes poderão assumir os mandatos. No saldo geral, o PT elegeu dois deputados: Gilmar Machado, prefeito de Uberlândia e Carlinhos Almeida, prefeito de São José dos Campos.

Mas a bancada será beneficiada com cinco suplentes, que ocuparão vagas deixadas por deputados de outros partidos. Este preenchimento de vagas na Câmara segue a ordem da lista dos deputados eleitos e suplentes da coligação e não de um único partido. O PT assumirá mandatos que eram exercidos por deputados do PMDB e do PSB. O quadro geral ainda não é considerado oficial pela Câmara, porque está sujeito à movimentação dos parlamentares, já que deputados que exercem cargos de ministros ou de secretários estaduais ou municipais poderão reassumir os mandatos e alterar essa ordem de lambança.

O Genoino é o segundo suplente da coligação do PT em São Paulo, e ele só perderá a chance de assumir, se por acaso o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que é do PCdoB, deixar a pasta e reassumir seu mandato de titular na Câmara. Mas como a Dilma tem interesse em dar ao Genoino todo o apoio, ela vai manter o Rebelo ministro de qualquer maneira.

Mas eu gostaria de saber se o Genoino, mesmo condenado e eu espero que sim, ficará preso na Câmara ou irá legislar no presídio?

2 comentários:

Pedro Novaes Borges disse...

Mas se ele é do PT, tanto faz mensaleiro como acobertado, vai ter sempre prestigio.
Não vê o caso do Lula que já está quase no banco dos réus por ter escapado pela porta dos fundos no caso dos mensaleiros e ainda anda tirando onda com seus postes sem luz?
Mas o povo brasileiro não se preocupa com o cara ser culpado ou não. Se ele joga para a galera, neguinho aplaude e ainda sai rindo.
Vassouras - RJ

Amon Frank Dutra disse...

Mas nos estamos em época em só bandido tem prestigio. Ainda mais falando em política, onde uma maioria esmagadora é safada.
Não vê agora o Lula, que continua prestigiado mesmo com as informações de que ele foi o "grande chefe da quadrilha"?
Este é o Brasil dos dias de hoje, dos dias petistas.
Mas um dia a casa dessa quadrilha há de cair.
Florianópolis