terça-feira, 27 de novembro de 2012


Diga-me com que andas que eu te direi quem és

Gerson Tavares




Este ditado é mais velho que andar pra trás, mas neste momento ele se encaixa como uma luva no assunto que vamos falar. Quando Lula resolveu se aliar a Paulo Maluf para eleger o seu “poste” prefeito da cidade de São Paulo, ele sabia muito bem que teria que pagar pelo favor.

Claro que hoje o Paulo Maluf quer secretarias, quer obras, quer muitos cargos menores na administração municipal para colocar os seus cabos eleitorais, mas tudo isso o Lula sabia que seria o preço da “ajudinha” que o filho da “dona” Maria estava dando.

E Lula não pode nem dizer que não sabia, porque certa vez, foi ele que se fez candidato para tentar ajudar o Paulo Maluf e estou muito bem lembrado, quando em 1982, quando Paulo Maluf iria entregar o governo do Estado de São Paulo e o Franco Montoro estava disparado à frente de Reinaldo de Barros, o candidato de Paulo Maluf e Golbery do Couto e Silva nas pesquisas.

Claro que não havia interesse dos homens do governo militar de deixar o maior Estado do País nas mãos dos adversários e foi aí que o Maluf, um militarista de quatro costados, lembrou que o Lula poderia tirar os votos do Franco Montoro.

Colocou o “sapo barbudo” na caixinha e seguiu seu caminho para a capital federal e lá direto para a sala de Golbery, no Planalto. Depois de alguns acertos, com Maluf e com o Golbery que lhe oferecia algumas vantagens, o Lula voltou de Brasília já candidato do PT ao governo estadual.

Não precisa dizer que ele deu com os “burros n’água” e Montoro se elegeu. Mas ficou assim acertada uma cumplicidade muito grande e que agora serviu para alinhavar aquele apoio com direito a abraço nos jardins da casa de Paulo Maluf.

Mas agora, eleito Fernando Haddad, Maluf pronto para abocanhar o pedaço do bolo que lhe cabe, eis que ele é condenado a devolver dinheiro que ele desviou daquela mesma prefeitura que hoje é “candidato” a dividir com Lula.

Ele que já está sendo caçado pela Interpol, com “cartão vermelho”, como um dos criminosos mais procurados em todo o mundo, ele que já está com seus bens bloqueados, não só seus, mas também dos filhos e da mulher, pois bem, Maluf está numa posição na nova administração da cidade de São Paulo, pronto para gerir mais de R$ 1 bilhão.

Aí veem os petistas e dizem: “Mas não vai ser ele o secretário de Habitação da cidade". E então eu respondo: "Mas será uma pessoa de sua confiança, será um novo Pitta que ele irá inventar".

Mas como hoje eu tirei o dia para os velhos ditados, “quem se mistura aos porcos, farelo come”.  Se bem que aqui fiquei com uma dúvida cruel.

Será que Lula se misturou aos porcos ou ele faz parte da vara?

Nenhum comentário: