quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Turismo volta à baila



Relatório, entregue na segunda-feira ao ministro Gastão Vieira, pede rescisão de 19 convênios – Foto: Wilson Pedrosa


Já rodou ministro, já dançou assessor e a coisa não acalma lá pelo lado do Turismo. A cinco meses atrás a Operação Voucher mostrou que a roubalheira no Turismo era uma norma das mais rentáveis para os espertinhos que por ali se aboletaram. E foi essa operação policial que colocou a cúpula do Ministério do Turismo atrás das grades, a pasta pediu a instauração de 32 tomadas de contas especiais (TCEs) em convênios com entidades não governamentais.

Agora estamos sabendo que o grupo de trabalho que analisou repasses financeiros para 57 ONGs estima que o prejuízo aos cofres públicos possa ter chegado a R$ 56 milhões entre 2008 e 2011. Esse valor, segundo técnicos, está pendente de esclarecimentos e poderá sofrer ainda algumas variações.

Isso é o que consta do relatório que foi entregue na segunda-feira ao ministro Gastão Vieira (PMDB) e cobra ainda a rescisão imediata de 19 convênios e autoriza a liberação de transferências para seis entidades.

Sob a análise do ministro, o documento será incorporado ao balanço de ONGs que a Controladoria-Geral da União (CGU) e Casa Civil divulgarão ainda esta semana.

Enquanto isso, ficarão suspensos os repasses às entidades não governamentais.

Mas é só a opinião pública esquecer que as ONGs votarão a atacar.

Nenhum comentário: