sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

STF decide que lei da Ficha Limpa vale a partir das eleições deste ano



Os ministros Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski conversam durante a sessão do STF - Foto: Nelson Jr.


A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou ontem o entendimento de que a Lei Complementar 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, é compatível com a Constituição e, portanto, pode ser aplicada a partir das eleições municipais deste ano. Mesmo com votos contra a lei passou e a vitória do povo foi confirmada.

A principal inovação da lei é que é a inelegibilidade, por oito anos, de políticos condenados criminalmente por órgão colegiado, aquele em que mais de um juiz toma a decisão.

Estarão sujeitos à Ficha Limpa as pessoas condenadas por crimes dolosos com penas acima de dois anos, improbidade administrativa, crimes eleitorais que resultem em prisão, entre outros.

Pelo menos isso.

2 comentários:

Hilda Souza Marques disse...

Até que enfim chegamos a um ponto de acordo. Se bem que tem muita gente em desacordo, inclusive no STF que ainda tivemos 4 votos contra os 'fichas limpas' e que queriam garantir os 'fichas sujas'.
Mas o que esperar dessa Justiça brasileira quando no STF tem gente assim?
Pobre Brasil.
Brasília

Anônimo disse...

E esses quatro canalhas que ainda vottaram contra a ficha limpa, não serão cassados? Afinal, eles são fichas sujas tanto quanto os bandidos que são eleitos pelo povo.
Eles ainda pior, porque tem poderes de julgar.
Canalhas.