quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


É carnaval

Gerson Tavares

Hoje é quarta-feira de cinzas e o brasileiro ainda respira o carnaval que começou no sábado e que vai até a madrugada do próximo domingo. Andando pelas ruas, se divertindo nas praias e parques, passeando pelos shoppings, mas todos ainda estão na euforia dos dias de Momo.

Mas o que me faz falar de carnaval é a Passarela do Samba, que sofreu uma reforma que custou mais de R$ 35 milhões e que teve uma grande festa em sua reinauguração.

Como o local, em 2016 vai receber as provas de tiro e a largada e chegada da maratona das Olimpíadas, aconteceu até uma corrida de 5,5km para marcar a reabertura do Sambódromo.

Isto quer dizer que aquele local, além de ser o palco dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, vai também fazer parte do complexo dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Assim sendo, está foi a primeira instalação esportiva para o evento entregue ao público.

Esta reforma do Sambódromo, que faz parte do projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer, custou R$ 35 milhões. Foram construídas quatro novas arquibancadas em um dos lados da Marquês de Sapucaí, ampliando a capacidade de 60 mil para 72 mil e 500 lugares, sendo que muita gente vai levantar uma grana na Justiça, já que na hora do desfile de domingo as frisas não estavam prontas e as pessoas que compraram um lugar confortável para assistir a sua escola passar, acabaram sendo realocadas em outros lugares que nem se sequer cabia meia-bunda. Mas o dinheiro foi gasto e a Liesa, uma empresa que tem como regentes os “banqueiros do bicho”, não está nem aí para o problema.

E é aí que pega. Tanto dinheiro para reformar o Sambódromo, mas os hospitais estão à míngua. Pacientes estão morrendo em corredores por falta de leitos. Paciente não pode ser transportado por ambulância porque a maca que deveria estar na viatura está ocupada com o paciente que está lá no chão, no corredor do hospital. Pacientes esperam por sala de cirurgia, mas também não tem médico. Isto falando de Saúde, mas o Sambódromo está ali, “lindo de viver”.

As escolas públicas estão precisando de reformas, as férias chegaram ao fim e nada foi feito durante o descanso dos pobres alunos. Os professores estão lutando por melhores salários, a merenda escolar está mais minguada que salário de aposentado, mas as escolas de samba vão passar por uma avenida “linda de viver” enquanto os alunos estão estudando em escolas “feias pra burro”.

E já que estamos falando de “Passarela do Samba”, de Saúde e de escola, não podemos esquecer que este ano, muitos daqueles que costumam passar pela “Passarela do Samba” estiveram impedidos de ali pisar, embora um daqueles “homens honestos” da Justiça tenha liberado um dos “bandidos” que estava foragido e ele ficou livre até para desfilar. É aquele velho “jeitinho” que é dado sempre que a Justiça entra em recesso e o plantonista dá aquela de “João sem braço” e deixa a gaveta entreaberta e assina o habeas corpus, ainda existem alguns que permanecem escondidos e com a cabeça a prêmio. Outros estão devidamente “guardados em hotel do governo”.

Mas desses que estão “guardados”, um já conseguiu pelo menos ficar mais próximo da rua. É o contraventor Aniz Abraão David, o Anísio, que conseguiu uma folga em sua estada lá em Bangu e foi internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo. Pelo que dizem, “Anizio” está com problemas no coração e precisa ficar recebendo cuidados médicos até que saia um habeas corpus.

Mas é muito sintomático esse problema aparecer nesta semana de carnaval. Não podemos esquecer que ele foi liberado da cela, poucas horas da Beija-Flor desfilar no domingo lá na “Passarela do Samba”.

Mesmo com ele não podendo ir até lá, pelo menos foi bem mais confortável assistir ao desfile em uma boa televisão de 50 polegadas, rodeado de pessoas queridas em uma suíte do Pró-Cardíaco, mesmo com os homens da Justiça dizendo que ele só poderia assistir o desfile em televisão de 14’’.

Isso é uma grande piada, afinal, o carnaval estava ali, batendo à porta e pedindo passagem. E hoje, quarta-feira de cinzas, depois do resultado do desfile, então é hora de pensar no desfile das campeãs, que vai dar inicio ao carnaval de 2013.

E assim esse Brasil vai passando o tempo e o povo nem aí para a realidade. É por isso que vou aproveitar a quinta-feira para falar de um “senador pilantra”, que só faz sacanagem e ainda ri da cara do eleitor.

Até amanhã. 

2 comentários:

Luiza Cordeiro de Farias disse...

Mas é assim. Enquanto o povo está no circo, ele não sente a fome, não sente a dor e nem precisa ser letrado.
O governo sabe que um povo alegre não se rebela.
Pobre Brasil, porque o seu povo merece o que aí está.
Belo Horizonte

Manoel Carlos dos Santos disse...

Depois de tantas sacanagens chegou a hora dos prefeitos tomarem as rédeas ns mãos. Deram muita força aos 'bandidos' que se dizem 'banqueiros', mas não passam de 'traficantes de alguma coisa' e fazem do carnaval verdadeira sacanagem com o povo.
Vamos ver se agora o prefeito vai tomar atitude, aliás, os prefeitos, tanto do Rio como de São Paulo.
Rio de Janeiro